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Serviço recebe aproximadamente 127 chamadas diárias.




ATENDIMENTO É FEITO PELO TELEFONE 192

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), programa do governo federal implantado pela Prefeitura em janeiro de 2006, atende aproximadamente 127 chamadas por dia em São Carlos, sendo apenas 15% atendimentos de alta complexidade e o restante dos casos de média e baixa complexidade e de transporte social.

O serviço, que tem como finalidade prestar socorro à população em casos de emergência (risco eminente de morte), funciona 24 horas, de segunda a domingo, com apoio de sete ambulâncias de suporte básico (USB) e uma unidade de suporte avançado (USA) no período diurno e 5 ambulâncias USB e 1 USA no período noturno.

Visando tornar o atendimento mais ágil, as ambulâncias estão alocadas em pontos estratégicos da cidade, como no bairro Cidade Aracy, Avenida São Carlos, nos distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia, além de uma USB e uma USA que ficam na sede do SAMU. O tempo médio de atendimento de emergência é de no máximo 12 minutos. Os casos de menor risco são atendidos com maior tempo devido à priorização dos casos de emergência, variando conforme a demanda.

A regulação do atendimento, feita por meio de chamadas para o telefone 192, é de extrema importância, pois define a gravidade do caso; quando é detectada uma situação de emergência, a ambulância leva em média 9 minutos até o local da ocorrência. Além disso, em muitos casos, a orientação médica por telefone é suficiente, não necessitando deslocamento das ambulâncias e das vítimas. Essa triagem feita por um médico regulador no ato da chamada é que avalia qual o melhor atendimento: orientação, atendimento médico de urgência ou transporte simples.

O chefe da divisão de Pronto-Atendimento da UPA da avenida São Carlos e do SAMU, Francisco Luiz Neo, explica que a colaboração da população em passar o máximo de informações ao atendente é um dos passos mais importantes para o socorro. “Através das informações recebidas é definido o tipo de atendimento que deve ser enviado e a prioridade de atendimento. Essas informações podem salvar vidas.”

Avaliação

As ligações são recebidas por uma Central de Comutação de Voz. Um sistema moderno, idêntico ao usado no SAMU da França, onde toda a conversa é monitorada por um médico e gravada para garantir maior segurança aos atendentes e aos atendidos. “O serviço de remoção especializado promoveu na cidade uma melhora significativa no atendimento de urgência e emergência, que antes era feito por ordem de chamada e não pela gravidade do caso”, explica o secretário municipal de Saúde, Arthur Pereira.

O atendimento conta sempre com a atuação de um médico na regulação (atendimento telefônico) e outro na intervenção, que presta socorro pessoalmente à vítima em condição de emergência, além do apoio dos condutores, auxiliares de enfermagem e enfermeiros capacitados, que sempre acompanham a remoção feita pelas unidades móveis de saúde.

Em São Carlos, a maioria das chamadas com informações de casos de urgência e emergência são, na verdade, casos de baixo risco ou apenas transporte social, o que acaba dificultando o trabalho do SAMU e prejudicando a população que realmente necessita do transporte com urgência. Outro fator que prejudica o atendimento de urgência são os trotes aplicados, gastando tempo e recursos que poderiam ser utilizados com pacientes em situação de ameaça imediata à vida.

Segundo o Dr. Daniel Luporini, coordenador médico do SAMU, o serviço de São Carlos funciona nos moldes do SAMU do resto do país, seguindo regulamentações do Ministério da Saúde. “Este modelo de atendimento implantado no Brasil já é bastante experimentado em outras partes do mundo, baseado no atendimento do SAMU da França, e é considerado o melhor modelo de atendimento pré-hospitalar”.

A integração entre Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Secretaria de Transporte, Trânsito e Vias Públicas, Guarda Municipal e o SAMU é fundamental para o sucesso do serviço. O primeiro passo do Plano de Contingência e Emergência do Município é a integração da comunicação via rádio entre essas instituições, o que dinamiza ainda mais o serviço. Nas rodovias, o atendimento é de responsabilidade das concessionárias. A atuação do SAMU nas estradas municipais é feita até o limite geográfico de cada município.

Como usar o SAMU
Avalie se é uma situação de urgência e disque gratuitamente 192;
Diga o que está acontecendo com a vítima;
Responda as perguntas de forma clara e com o máximo de informações que puder;
Em caso de trauma, responda se existem vítimas presas nas ferragens;
Em caso de novas informações, disque 192 e relate as mudanças ocorridas.

Quando chamar o SAMU
Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;
Em caso de intoxicação, trauma ou queimadura;
Na ocorrência de quadros infecciosos graves;
Em trabalhos de parto;
Em casos de tentativas de suicídio;
Em crises hipertensivas;
Quando houver acidentes com vítimas;
Em casos de choque elétrico;
Em acidentes com produtos perigosos;
Na transferência de doentes de uma unidade hospitalar para outra.

(29/07/08)
 
 

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