» TECNOLOGIA E SAÚDE PDF Imprimir E-mail

O prefeito Newton Lima e uma comissão de professores e empresários de São Carlos estiveram em Brasília reunidos com o secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Luiz Antônio Rodrigues Elias. O objetivo do encontro foi a apresentação de um plano de negócio para a instalação do Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde de São Carlos (Citesc). A meta é criar um espaço concreto no Parque Ecotecnológico Damha, integrando o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos.



PREFEITO EXPLANA SOBRE CENTRO DE EXCELÊNCIA TECNOLÓGICA
NA ÁREA DE SAÚDE

Durante a manhã de quinta, dia 26, o prefeito Newton Lima e uma comissão de professores e empresários da cidade estiveram em Brasília (DF) reunidos com o secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Luiz Antônio Rodrigues Elias. A finalidade deste encontro foi a apresentação de um minucioso plano de negócio para a instalação do Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde de São Carlos (Citesc).

O governo federal criou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), específico ao setor de Ciência e Tecnologia, onde o prefeito projeta inserção em algum dos canais de financiamento oferecidos pelo MCT. “Com a instalação deste complexo, nós fecharemos uma interessante cadeia de negócios, onde teremos os inventores via universidades, os produtores através da empresas e a população diretamente beneficiada mediante os atendimentos em nosso hospital”, conclui Newton.

Através de um portal eletrônico (www.citesc.org.br), o Citesc já cadastrou cerca de 120 projetos de desenvolvimento científico e inovação tecnológica, abrangendo trabalhos com próteses, órteses, insumos e aparelhos de última geração. A meta do prefeito é criar um espaço concreto no Parque Ecotecnológico Damha, cuja pedra fundamental foi lançada no dia 20 de junho, integrando o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos.

Num total de 1 milhão m², a área prevista para este centro é de 8 mil m² englobando laboratórios avançados, equipamentos modernos e unidades para pesquisas e instrumentação. “A espinha dorsal deste projeto é retirar os estudos das prateleiras das universidades e transferi-los para a produção em larga escala, destacando São Carlos como referência internacional da indústria que salva vidas humanas”, enfatiza o prefeito.

Potencial reconhecido
No último dia 2, o secretário Elias esteve em São Carlos e ficou encantado com os projetos científicos desenvolvidos nos campus da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Elias conheceu detalhes do projeto tecnológico do Grupo Encalso Damha e também visitou o Hospital-Escola Municipal “Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci”. Na avaliação do executivo do MCT, o Citesc se encaixa em dois eixos de programas de financiamentos do PAC, sendo um de caráter de inovação e outro de metrologia, dando substância e qualidade aos serviços prestados.

A construção da primeira etapa está orçada em torno R$ 5 milhões, sendo R$ 1 milhão de contrapartida, dividido em duas partes iguais entre a Prefeitura e a Encalso. “Sem dúvida, São Carlos não tem o nome de Capital da Tecnologia à toa, onde as pesquisas nascidas aqui servem de mola propulsora para o crescimento de nosso índice de desenvolvimento humano”, elogiou Elias.

(27/06/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos