» SÃO CARLOS SEDIA REUNIÃO TÉCNICA DO MEC PDF Imprimir E-mail



Na manhã desta quinta, dia 26, no auditório da Escola Álvaro Guião, teve início a reunião técnica de formação para elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR), que é um instrumento de planejamento do Ministério da Educação (MEC), destinado ao desenvolvimento de ações conjuntas entre estado e municípios para a melhoria da qualidade na educação básica. Aproximadamente 50 municípios enviaram representantes para participar da reunião, que continua nesta sexta, dia 27.

A abertura da reunião contou com a presença do secretário municipal de Educação e Cultura, Ramez Atique, da representante do Ministério da Educação no Estado de São Paulo, Iara Bernardi, da técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Donizete Aparecida Teles Nogueira, do vice-presidente da União Paulista dos Conselhos Municipais de Educação, Valéria Vieira Velis, e do representante da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Hélcio Machado Júnior.

“Estamos realizando estes encontros por todo o Estado de São Paulo, pois ainda há cidades que não estão participando do PAR. É preciso que todos estejam no PAR, pois estamos trabalhando com indicadores de qualidade e temos metas a serem alcançadas através de um trabalho conjunto entre o governo federal, estadual e municipal”, explicou Iara Bernardi.

O secretário Ramez Atique lembrou que São Carlos já aderiu ao Plano de Ações Articuladas e que a Prefeitura está apenas apoiando essa reunião técnica. “Nossa adesão ocorreu no ano passado, pois nossa a ex-secretária de Educação e Cultura, Géria Montanari, já vislumbrava a importância do PAR para a melhoria da educação no nosso município”.

PAR
Em abril de 2007, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva criou o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. O objetivo é melhorar a educação pública do Brasil e dar oportunidade para que todas as crianças tenham acesso à escola e sejam alfabetizadas até 2022.

Foram estabelecidas cinco metas de compromisso até 2022: toda criança e adolescente entre 4 e 17 anos de idade deve estar na escola; toda criança até 8 anos de idade deve saber ler e escrever; todos os alunos devem completar o ensino fundamental e médio; todos os alunos devem ter acesso a uma educação de qualidade; e a educação deve ter a garantia dos recursos necessários para que se cumpram as metas de acesso, permanência e sucesso escolar.

O cumprimento das metas é analisado com base no Ideb a partir dos dados sobre rendimento escolar, combinados com o desempenho dos alunos. O Plano de Ações Articuladas é o conjunto de ações, apoiado técnica ou financeiramente pelo Ministério da Educação, que visa o cumprimento das metas do Plano Compromisso Todos pela Educação e a observância das suas diretrizes.

A adesão ao Plano de Metas é voluntária, mas o município que não aderir vai deixar de receber, a partir de 2008, recursos provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Entre os recursos estão os que são destinados à construção e à reforma de escolas.

(26/06/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos