» TECNOLOGIA PDF Imprimir E-mail

Lançada pedra fundamental do Parque Eco-Tecnológico.




PROJETO SERÁ VIABILIZADO POR MEIO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS

Na manhã desta sexta, dia 20, o prefeito Newton Lima prestigiou o lançamento da pedra fundamental do Parque Eco-Tecnológico de São Carlos. A solenidade também registrou a presença do vice-prefeito Emerson Leal, do presidente da Câmara Municipal, vereador Edson Fermiano, do deputado federal Lobbe Neto, do secretário adjunto da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Luciano Santos Tavares de Almeida, do representante do Grupo Encalso-Damha, Marcelo Eugênio da Paz, do diretor de marketing do Encalso-Damha, Ricardo Castelo Branco, e do presidente do Instituto Inova São Carlos, José Octávio Paschoal.

“Mais uma vez São Carlos dá um passo à frente ao trazer a iniciativa privada para expandir nosso potencial tecnológico”, enfatizou Newton. “A cidade apresenta um excepcional capital humano, concentrando o maior número de doutores do País”, complementou.

Abrangendo uma área total de 1 milhão de m², este empreendimento está localizado às margens da rodovia SP-318 (km 238), próximo ao campus da UFSCar, da Tecumseh, do Hospital Escola Municipal “Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci” e da TAM. Inserido no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, a meta é integrar os órgãos públicos, as universidades, os institutos de pesquisas e as empresas de base tecnológica.

Este projeto será viabilizado através das Parcerias Público-Privadas (PPP), buscando desenvolver as seguintes áreas de conhecimento: novos materiais, fotônica, microeletrônica, nanotecnologia, bioenergia, instrumentação, aeronáutica, saúde, engenharia e tecnologia da informação. “Eu queria elogiar o apoio e incentivo do governo municipal, cuja sinergia é difundir o conhecimento, desenvolver a economia do nosso Estado e gerar empregos qualificados”, enalteceu o secretário Almeida.

Capital da Saúde
Para dinamizar a estrutura deste parque, o prefeito Newton está articulando a instalação do Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde de São Carlos (Citesc), cujos recursos serão provenientes do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). A área total deste centro será de 8 mil m² englobando laboratórios avançados, equipamentos de última geração e unidades para pesquisas e instrumentação.

Nesta semana, o prefeito irá a Brasília para entregar o Plano de Negócio deste projeto nas mãos do secretário-executivo do MCT, Luiz Antonio Rodrigues Elias. O Citesc já cadastrou mais de 100 pesquisas, abrangendo trabalhos com próteses, órteses, insumos e aparelhos de alto valor tecnológico. “A principal proposta deste programa é transferir excelentes protótipos que estão engavetados nas prateleiras das universidades para a produção em larga escala das empresas”, salientou o prefeito. “Para complementar esta cadeia, temos o Hospital-Escola como principal vitrine destes produtos”, completou.

Estrutura
O Encalso Damha e o Instituto Inova assinaram um convênio sob o regime de comodato. O instituto, que é uma Organização Civil de Interesse Público (OCIP), receberá uma área de 9,4 mil m² pelo período de 30 anos. Congregando 41 empresas, o Inova será responsável pela gestão empresarial deste parque. O governo estadual já destinou R$ 2 milhões para a construção das primeiras edificações, sendo mais R$ 2 milhões como contrapartida do Encalso-Damha. A estrutura inicial abrange um núcleo de inovação, com incubadoras de empresas, escritórios de administração e consultoria de comunicação. Em torno deste complexo serão comercializadas áreas para a instalação de empresas de pequeno, médio e grande porte.

(20/06/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos