» SÃO CARLOS DIVULGA ATRATIVOS NO SALÃO BRASILEIRO DE TURISMO PDF Imprimir E-mail



No período de 17 a 22 deste mês, São Carlos estará expondo toda sua potencialidade acadêmica e cultural na 3ª edição do Salão Brasileiro de Turismo, que será realizado nos pavilhões Norte/Sul do Anhembi, na cidade de São Paulo. Em parceria com os municípios de Brotas, Itirapina, Analândia e Torrinha, a Capital da Tecnologia pertence à Chapada Guarani, cuja união está inserida no roteiro nacional caracterizado como “Aventura”, no site do Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br).

“Mesmo não dispondo do mesmo relevo e das características naturais das cidades parceiras, São Carlos é o principal centro deste pólo, oferecendo roteiros educacionais e ecológicos de altíssimo padrão, como as fazendas históricas, o museu da aviação, o Parque Ecológico e o Parque Eco-Esportivo Damha”, analisa o diretor do Departamento de Fomento ao Turismo, Emiliano Saran Azevedo.

O principal objetivo deste salão é promover e incentivar a comercialização dos destinos turísticos desenvolvidos através das diretrizes e princípios de um programa de regionalização, com gestão descentralizada. A idéia central é informar sobre a diversidade e o conjunto de experiências peculiares, que o turista obtém em cada destino traçado. Estruturada em princípios de flexibilidade, articulação e mobilização, a intenção é desconcentrar a oferta turística, predominante no litoral, para outros setores e atividades, como negócios, rural, cultura, aventura, esporte e ecologia.

“Este processo de regionalização propõe uma ampliação das ações, que anteriormente eram centradas nas unidades locais, demarcando o mapa turístico brasileiro em 200 regiões turísticas e 3.819 municípios”, expõe o diretor de Turismo. “A participação de São Carlos está inserida em uma determinação do prefeito Newton Lima de promover os principais atrativos turísticos da cidade”, complementa.

Roteiros
Com a proposta de apresentar os destinos turísticos brasileiros em uma completa cobertura geofísica, o salão é dividido em quatro módulos. O primeiro denominado de Feira de Roteiros Turísticos é a grande oportunidade para que 27 Unidades da Federação apresentem 87 destinos priorizados pelo Ministério do Turismo. Outro módulo é a Vitrine Brasil, cuja área permite a comercialização dos produtos associados ao turismo: hotéis, locadora de automóveis, transportes, parques temáticos, artesanato, gastronomia e agricultura familiar.

A Rodada de Negócios englobará a participação de agências e operadoras, com a finalidade de firmar novas parcerias e ampliar canais de distribuição. O Núcleo do Conhecimento é um espaço para o intercâmbio de experiências e a disseminação do conhecimento sobre atividades turísticas, missões promocionais, gabinete de imprensa, operadoras internacionais e outros assuntos pertinentes ao evento.

Com o orçamento contingenciado de R$ 28 milhões, a realização deste salão já está consolidada até o ano de 2010, quando o governo federal já distribuiu verbas para os materiais de divulgação e promoção. A perspectiva dos organizadores para este ano é movimentar mais de R$ 25 milhões em negócios fechados e pré-contratos, faturados durante a edição anterior no ano de 2006. “Este evento é mais um acerto da política econômica do presidente Lula, que destaca o turismo como base de desenvolvimento e crescimento para o País”, compara Azevedo.

(12/06/08)
 
 

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