» VARJÃO PDF Imprimir E-mail

Prefeito inaugura obras de combate às enchentes.




MORADORES E AUTORIDADES PARTICIPARAM DA INAUGURAÇÃO

O prefeito Newton Lima inaugurou no domingo, dia 8, as obras de combate a enchentes na região do Varjão. O evento contou com a presença de moradores do Varjão, do vice-prefeito Emerson Leal, da primeira-dama Ana Lima, dos secretários Ricardo Meirelles (Transporte e Trânsito), Flávio Micheloni (Obras) e Ricardo Martucci (Habitação e Desenvolvimento Urbano), do engenheiro Marcelo da Paz (Grupo Encalso), do administrador Regional de Água Vermelha, Cláudio Vismara, do arquiteto José Mário, autor do projeto executado no Varjão, do presidente da Associação dos Moradores José João dos Santos, além dos vereadores Silvana Donati, Antonio Ratti e José Pinheiro.

O secretário Ricardo Martucci ressaltou a importância das obras executadas no local. “Tínhamos aqui um problema de solução muito difícil que a Prefeitura resolveu com uma obra projetada e executada seguindo as mais corretas técnicas de engenharia, e que atingiu vários objetivos: controlou definitivamente as enchentes no Tutoya do Vale e Chácaras Leila, dando tranqüilidade à população da região, pois é uma obra definitiva, além de ser estratégica, já que esta região está localizada no vetor de crescimento do município definido pelo Plano Diretor”.

Martucci também destacou o caráter ambiental da obra, já que possibilita a recuperação de uma mata ciliar no entorno das lagoas e dos canais. “Para tanto, a Prefeitura, em parceria com a Encalso e em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado junto ao Ministério Público, já plantou aproximadamente 10 mil mudas de árvores nativas”, disse.

O prefeito Newton Lima agradeceu o empenho de todos os envolvidos no projeto e nas negociações que culminaram nas obras bem-sucedidas de combate às enchentes. “Quero enaltecer o trabalho do promotor do Meio Ambiente, Marcos Funari. Ele teve o cuidado, o zelo, a preocupação de acompanhar este processo e encontrar soluções que além de legais fossem viáveis. O dr. Marcos desempenhou um papel muito importante, principalmente porque, como todos sabem, o consenso é impossível. Houve dificuldades, alguns proprietários de chácaras não concordaram com a solução de reconstrução do canal. Mas esta dificuldade foi superada legalmente e já nas chuvas passadas não tivemos nenhuma ocorrência de enchentes no Varjão”.

Negligência e omissão
Para o prefeito, transformar São Carlos em uma cidade mais bonita e mais humana é o objetivo de sua administração desde o primeiro dia de trabalho em 2001. Por isso, e graças à parceria com o governo federal, a Prefeitura captou e investiu nos últimos sete anos 240 milhões de reais, dinheiro que superou, e muito, os 115 milhões perdidos com o pagamento – também nos últimos sete anos – de juros e amortização de dívidas herdadas das administrações anteriores.

“A irresponsabilidade do passado não foi só financeira. Foi também devido à negligência, omissão, ou mesmo cumplicidade dos gestores municipais nas questões sociais. O poder público aprovava loteamentos como esse no Varjão, em locais inadequados, sem cobrar diretrizes dos loteadores. As pessoas compravam e quando construíam os imóveis percebiam que tinham caído em um grande engodo. Mas esse triste momento da história de São Carlos acabou. De 2001 pra cá, a Prefeitura só aprova loteamento com diretrizes e infra-estrutura, porque é preciso respeitar os compradores que acreditam estar fazendo um bom negócio, e porque não podemos deixar pras futuras gerações de prefeitos aquilo que deixaram pra mim: uma herança maldita do ponto de vista financeiro e também social. Me sinto imensamente feliz de poder, como prefeito, entregar uma obra com essa dimensão, que acabou – como vimos nas chuvas deste ano – com o sofrimento de centenas de pessoas. Sem dúvida, hoje os moradores podem dormir tranqüilos, o drama de enchentes na região do Varjão é, definitivamente, coisa do passado”, concluiu Newton Lima.

Obras executadas
Para acabar com as enchentes e devolver o sono aos moradores, a Prefeitura construiu três canais em concreto que ligam as cinco lagoas de contenção – três na área da Encalso, que fica no lado oposto ao Varjão, e duas em uma área do município localizada no lado oposto ao campo de golfe, ao córrego do Jararaca. As lagoas na área do município receberam 1.476 metros lineares de alambrado com 2 metros de altura, que tem como objetivo aumentar a segurança, impedindo que crianças ou adultos nadem nas lagoas.

A Prefeitura construiu ainda um dissipador, que é uma espécie de canal em concreto com degraus e pedras fincadas na laje do piso, que reduz a velocidade da água e evita erosões nas lagoas. As obras executadas resultaram das negociações entre Ministério Público, Prefeitura, Encalso e Autovias e custaram R$ 2 milhões.

(09/06/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos