» IMIGRAÇÃO JAPONESA PDF Imprimir E-mail

O vice-prefeito Emerson Leal e o coordenador de Relações Institucionais da Prefeitura, Yashiro Yamamoto, estiveram no porto de Santos (SP) participando da cerimônia de acendimento da Tocha da Amizade, que simboliza a união entre Brasil e Japão. O evento faz parte das comemorações do centenário da imigração japonesa e relembrou a chegada do navio Kasato Maru, que trouxe ao país os primeiros imigrantes japoneses. São Carlos foi uma das cinco cidades paulistas escolhidas para receber uma das chamas da tocha.



SÃO CARLOS RECEBE CHAMA DA TOCHA DA AMIZADE VINDA DO JAPÃO

Na noite de sexta, dia 6, o vice-prefeito de São Carlos Emerson Leal e o coordenador de Relações Institucionais da Prefeitura Yashiro Yamamoto estiveram no Terminal de Passageiros do porto de Santos, onde participaram da cerimônia de acendimento da Tocha da Amizade – símbolo da união entre Brasil e Japão. O evento faz parte das comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil e relembrou os cem anos da chegada do navio Kasato Maru, que partiu de Kobe trazendo os primeiros imigrantes japoneses ao país.

No dia 28 de abril, foi realizado um evento em Kobe para acender a Tocha da Amizade, que teve sua chama convertida em energia elétrica armazenável para ser transportada ao Brasil no navio Mitsui. A chama foi colocada em uma miniatura do globo terrestre e trazida pelo presidente da Kawasaki e representante da Associação Nipo-Brasileira de Kobe, Yoshio Shibuya.

O presidente da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, Kokei Uehara, e o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, recepcionaram a chegada da tocha no cais, onde foram acesas três chamas que permanecerão na cidade santista e outras cinco, que foram enviadas a outros municípios paulistas representativos para a comunidade japonesa, entre eles São Carlos.

“Nossa cidade foi escolhida para receber uma das chamas da Tocha da Amizade, pois estamos participando das comemorações do centenário com uma série de atividades ao longo do ano”, explicou Yashiro Yamamoto. Para o vice-prefeito Emerson Leal, que representou o prefeito Newton Lima na cerimônia, a chama que a cidade ganhou é uma homenagem a toda comunidade nipônica de São Carlos. “Apenas outras quatro cidades receberam a chama, o que demonstra a expressividade que São Carlos está tendo nestas comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil”.

Kokei Uehara ficou emocionado ao lembrar que chegou ao país em 1936 no mesmo porto de Santos e que, depois de trabalhar na lavoura na cidade de Olímpia, formou-se em engenharia na USP. “O Brasil é um país diferente, de integração”, disse.

Tocha da Amizade
Após a cerimônia em Santos, uma parte da Tocha da Amizade seguiu para São Paulo pela estrada e a outra seguiu pela antiga via férrea que une as duas cidades para inaugurar uma pedra fundamental do governo do Estado em homenagem aos povos imigrantes, próximo à represa Billings. O trajeto se encerrará no dia 21 de junho, quando a tocha será levada por um grupo de corredores de diferentes etnias para o Sambódromo do Anhembi, na capital.

Em São Carlos, no próximo sábado, dia 14, o prefeito são carlense irá realizar uma cerimônia para recepcionar a chama que a cidade recebeu da Tocha da Amizade.

(09/06/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos