» MEIO AMBIENTE PDF Imprimir E-mail


Dentro da programação da VII Semana de Gestão Ambiental, a Prefeitura e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) lançaram um programa para a coleta de óleo doméstico. Além de solucionar problemas ambientais, o programa busca melhorar a renda mensal dos trabalhadores cooperados, que irão comercializar esse resíduo para seu aproveitamento na produção do biodiesel combustível. O óleo será coletado nas residências e também haverá postos de entrega em diversos estabelecimentos.

UM LITRO DE ÓLEO PODE CONTAMINAR UM MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA

Inserido no calendário da VII Semana de Gestão Ambiental, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) lançaram o Programa Municipal de Coleta Seletiva de Óleo Vegetal Residual. O lançamento foi realizado no auditório da Estação de Tratamento de Água (ETA) da autarquia, com a presença de estudantes de escolas municipais e representantes das cooperativas responsáveis pela coleta e reciclagem do lixo.

“Nossa principal missão é contribuir para a redução dos problemas ambientais decorrentes da disposição de óleo no sistema coletor de esgoto, o que provoca expressivos danos em toda nossa rede e aumenta nosso custo operacional”, descreve o presidente da Comissão de Educação Ambiental do SAAE, Cláudio Macedo.

Aprovado em agosto de 2007 pela Câmara Municipal, o projeto de lei nº 14.171 foi acoplado ao planejamento estratégico do Departamento de Política Ambiental denominado “Futuro Limpo”. Além de solucionar problemas ambientais, a proposta é melhorar a renda mensal dos cerca de 40 cooperados, que irão comercializar este resíduo para o aproveitamento na produção do biodiesel combustível.

Além da coleta porta a porta, este programa envolve a participação de escolas, centros comunitários e estabelecimentos comerciais para a instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), onde a população terá um espaço para depositar o material. O SAAE capacitou sua Comissão Ambiental para despertar a conscientização de toda a sociedade, aproveitando a logística de suas ações mercadológicas, como a presença em eventos comunitários e os comunicados divulgados nas contas de água e esgoto. “Um benefício muito importante deste programa é a significativa redução de poluentes, que o diesel comum e outras fontes renováveis de energia provocam constantemente em nossa atmosfera”, observa o secretário municipal de Educação e Cultura, Ramez Atique.

Vilão doméstico
O óleo de cozinha é um grande inimigo do meio ambiente: um litro de sua composição química pode contaminar um milhão de litros de água. Ele também é responsável pelo acúmulo e entupimento de encanamentos, coletores e todos os tipos de tubulações. A meta é recolher cerca de 60 mil litros de óleo por mês, e a população poderá juntar esse resíduo em garrafas tipo Pet. Todo este material será armazenado em contêineres, sendo acondicionado adequadamente para o transporte até as indústrias. “Com a inclusão desta campanha, São Carlos dá mais um passo para melhorar a qualidade de vida de nossa população”, enfatiza o diretor do Departamento de Política Ambiental, Paulo Mancini.

(06/06/08)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos