» CURSO SOBRE RÉPTEIS ATRAI PARTICIPANTES DE OUTRAS CIDADES PDF Imprimir E-mail



O curso de Biologia e Manejo de Répteis realizado no último sábado, dia 31, no Parque Ecológico “Dr. Antonio Teixeira Vianna”, registrou excelente número de participantes. Ministrado pelo biólogo Rodrigo Damiano, que dividiu o conteúdo pedagógico em aulas de base teórica e iniciativa prática, o curso atraiu alunos dos municípios de Leme, São José do Rio Pardo, Limeira, Itatiba e Descalvado.

Em parceria com a Sociedade de Amigos do Parque Ecológico (Sapesc), a proposta do curso foi difundir a morfologia, hábitos e costumes, modelos de preservação e métodos para prevenção de acidentes. “Desde os extintos dinossauros, que são celebrados em grande mídia internacional, os répteis despertam fascínio na sociedade, provocando medo, curiosidade e apreciação”, analisa o administrador do Parque Ecológico, Fernando Magnani. “Estes animais estão imensamente envolvidos com o nosso folclore, onde existe uma vasta galeria de contos, lendas e mitos”, complementa.

Os répteis formam um grupo muito variado e colorido, com presença em todos os continentes do globo. Os mais conhecidos são as cobras, lagartos, crocodilos e tartarugas, onde existem mais de sete mil espécies classificadas. O sinal que melhor identifica um réptil é a pele escamosa que cobre quase todo o seu corpo. Todos os répteis possuem algum tipo de escamas, cada uma delas adaptada de acordo às circunstâncias, sendo que alguns possuem conchas tão pequenas que podem parecer invisíveis a olho nu.

Todos têm coluna vertebral, respiram ar (inclusive aqueles que passam a maior parte do tempo na água) e quase todos possuem quatro membros externos. Eles também são todos amnióticos, o que significa que o embrião em desenvolvimento é protegido por uma série de membranas e uma concha dura, evitando que os ovos sequem, protegendo os filhotes dos predadores. Diferentes dos mamíferos e pássaros, os animais reptilianos são incapazes de regular a própria temperatura e dependem do ambiente para obter calor corporal, não apresentando pêlos ou plumas. “Os répteis são fundamentais para o equilíbrio do meio ambiente, pois são predadores de inúmeras espécies que prejudicam a produção de alimentos”, explica Magnani.

Para este mês está sendo organizado o curso de férias, cujas informações podem ser obtidas através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ou pelo telefone 3361-4456. O horário de funcionamento do parque é de terça a sábado, das 8h às 16h30, e aos domingos, das 8h às 17h30.

(04/06/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos