» PRAÇA CORONEL SALLES PDF Imprimir E-mail

Até a segunda quinzena deste mês, a Prefeitura deve iniciar a reforma da Praça Coronel Salles, localizada na avenida São Carlos, entre as ruas Major José Inácio e 7 de Setembro. O projeto inclui intervenções no subsolo, que será transformado no Museu da Ciência e Tecnologia, e na parte superior, uma nova estilização e ampliações arquitetônicas com menos concreto e mais espaço para o lazer. A reforma busca recuperar a importância histórica da praça como ponto turístico e segue a proposta do prefeito Newton Lima de revitalização da região central de São Carlos.



REFORMA DEVE SER CONCLUÍDA EM 90 DIAS

Seguindo a proposta do prefeito Newton Lima de revitalização da região central de São Carlos, a Prefeitura deve iniciar, até a segunda quinzena deste mês, a reforma da Praça Coronel Salles, localizada na avenida São Carlos entre as ruas Major José Inácio e 7 de Setembro.

Na manhã desta terça, dia 3, a Comissão Permanente de Licitações da Prefeitura, formada pelo secretário de Planejamento e Gestão João Pedrazzani (presidente da comissão) e pelos membros Therezinha Gregoracci e Daniel Roza de Moraes, promoveu a abertura da documentação habilitatória das três empresas de engenharia que participam da licitação para a execução da reforma: A2 Construtora Operadora em Manutenção e Conservação de Equipamentos Ltda., Proposta e Engenharia de Edificação Ltda. e Provector Empreendimento e Participações Ltda.

Orçada em R$ 787.500,00 (R$ 500 mil destinados pelo governo federal através do Ministério do Turismo), a reforma da praça, que foi construída na década de 80, deverá estar concluída em cerca de 90 dias. Serão feitas intervenções de impermeabilização no subsolo, que será transformado no Museu da Ciência e Tecnologia, permitindo o acesso e aprimoramento de conhecimentos de alunos com experimentos de física e matemática, e na parte superior da praça, construindo uma nova via de acesso para veículos escolares, oferecendo à comunidade um novo espaço de lazer e também viabilizando o transporte dos alunos da escola estadual “Cel. Paulino Carlos”.

A obra compreende ainda uma nova estilização e ampliações arquitetônicas com menos concreto e mais área de lazer e atividades culturais, recuperando a sua importância histórica como ponto turístico da cidade. O secretário municipal de Planejamento e Gestão João Pedrazzani lembra que a administração do prefeito Newton Lima tem buscado a revitalização da região central da cidade com a implementação de equipamentos e várias obras, como a sede da TV Educativa de São Carlos (TVE), inaugurada recentemente, a implantação do Centro Municipal de Áudio Visual, que abrigará a Midiateca Pública Municipal e o Cine São Carlos, e o próprio Paço Municipal.

“Estamos estimulando o desenvolvimento, não só o desenvolvimento econômico e sustentável da região, mas também a revitalização e a ampliação da segurança oferecendo atividades de cultura e lazer”, disse o secretário. Para a diretora da escola Paulino Carlos, Rosângela da Silva Fornazieri, a reforma traz um benefício direto para a instituição de ensino. “Com a criação de uma rua paralela à escola vai melhorar o acesso dos pais e a carga e descarga do transporte escolar dos alunos, aliviando o trânsito da rua 7 de Setembro, principalmente nos horários de pico de entrada e saída dos alunos, e a revitalização com a retirada de alguns degraus vai melhorar o visual gelado do local com a arborização da praça e teremos um didática pedagógica cultural interessante com a criação do Museu de Ciência”.

Já o proprietário de uma banca de jornais e revistas na rua Conde do Pinhal, Romualdo Provincial, cumprimentou a Prefeitura pela revitalização da região central da cidade, que se não sofresse intervenções poderia se transformar numa “cracolândia”, como aconteceu na capital paulista, marginalizando a região, incluindo a praça que hoje além de estar sem vida vive sob o domínio da molecada. “Essa obra a exemplo do que já ocorreu com a mudança da sede da Prefeitura para o paço vai trazer benefício direto para o comércio dessa região porque traz mais pessoas para circularem durante as atividades realizadas nas proximidades, aumentando as nossas chances de vendas”.

Após a avaliação das propostas de preços das empresas, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos fará o julgamento da proposta da empresa vencedora, promovendo a assinatura do contrato e emitindo a ordem de serviço para dar início à reforma da praça.

(03/06/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos