» ALUNOS DE CEMEI PARTICIPAM DE PROJETO DE MUSICALIZAÇÃO PDF Imprimir E-mail



Alongamento e depois aquecimento da voz. É assim que os estudantes do CEMEI “Cônego Manoel Tobias”, na Vila Nery, começam suas aulas de música dentro do projeto de musicalização desenvolvido pela professora Josete Silvani Olivo. “O intuito é desenvolver nas crianças o gosto pela música. Nesta faixa etária que temos na escola, de 3 a 6 anos, esse trabalho se torna mais fácil”, afirma Josete.

O projeto começou em março e é realizado com os 200 estudantes do período da tarde. A idéia da musicalização surgiu após Josete iniciar, em agosto do ano passado, o curso de capacitação em música para os professores da rede municipal de ensino, promovido pela Secretaria de Educação e Cultura em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Fundação Educacional São Carlos (FESC) e Escola Municipal de Governo.

O curso faz parte do projeto “Música em Movimento”, que visa trazer as experiências musicais para o cotidiano escolar. No ano passado, 160 educadores participaram do primeiro módulo do curso que tem um ano e meio de duração. Após a capacitação, os professores recebem um CD para ser utilizado nas salas de aula. A previsão para este ano é que o curso abra 560 vagas. Também será produzido um material didático impresso e audiovisual para todas as unidades escolares da rede municipal.

Participação dos pais
A professora do Cônego Manoel Tobias apresentou seu trabalho na Secretaria de Educação e Cultura e, após a aprovação, discutiu com os pais a implantação do projeto. “Todos aprovaram a idéia e se envolveram na produção dos instrumentos de percussão, que foram confeccionados com materiais recicláveis”, explica Josete.

A musicalização dos estudantes acontecerá até o final do ano. A proposta se divide em três etapas: primeiro trabalhar o corpo, depois envolver os instrumentos de percussão e finalizar com o desenvolvimento da voz das crianças. “No repertório das aulas, trabalho desde música clássica a orquestrada, cantigas de roda, músicas folclóricas que precisam ser lembradas. É uma oportunidade de as crianças conviverem com músicas que não são tocadas hoje nas rádios. Toda música que eu acho que dá para colocar um fundo de percussão, eu aproveito nas aulas”, diz a professora.

A participação dos estudantes é total. Atentos aos comandos da professora, eles seguem a música com seus instrumentos musicais. “Em dois meses, estou abismada com o resultado porque eu não esperava que eles captassem tão rápido as marcações musicais”, finaliza Josete Olivo.

(16/05/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos