» ÉTNICO-RACIAL PDF Imprimir E-mail

Prefeito participa da abertura do seminário.



AÇÕES DA PREFEITURA SÃO DESTACADAS DURANTE SEMINÁRIO

O prefeito Newton Lima participou na noite de quarta, dia 14, da abertura do seminário “Do processo de desescravização da população de origem africana no Brasil às ações para a educação para as relações étnico-raciais”, que aconteceu no auditório da E.E. “Dr. Álvaro Guião”. O prefeito relembrou das ações que o município implantou desde a sua primeira gestão, em 2001, para a comunidade negra, bem como das gestões que promoveu quando reitor da UFSCar quanto à implantação do regime de cotas para os afro-descendentes na universidade.

Participaram da abertura do encontro o secretário de Educação e Cultura, Ramez Atique, a secretária de Cidadania e Assistência Social, Fátima Piccin, a professora do Departamento de Letras da UFSCar, Lúcia Maria de Assunção Barbosa e o presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra da cidade, Dener Santos Silveira.

Na abertura do seminário, Silveira parabenizou o Flor de Maio pelos 80 anos comemorados em 4 de maio, ressaltando que o clube é o grande marco na luta do negro pelo fim do preconceito. Ele também observou que o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos teve papel fundamental para outros avanços significativos que o município alcançou, como a capacitação de professores do ensino fundamental da rede municipal de São Carlos, com o curso de História e Cultura Afro-brasileira.

“Como filho do Núcleo de Estudos da Federal, confesso que a capacitação dos professores para a inclusão da temática étnico-racial nas salas de aula veio para valorizar a história e a cultura de origem africana”. Esse curso aconteceu em 2006 e capacitou 68 professores.

O secretário de Educação observou que a administração do prefeito Newton Lima trata dos temas relacionados aos afro-descendentes com respeito, enfatizando que o 13 de maio de 2008, data em que se relembram os 120 anos da assinatura da Lei Áurea, é para ser recordado “como dia de reflexão, e não de comemoração, pelas inúmeras mazelas que os negros sofreram no período da escravidão”.

Newton Lima cumprimentou a iniciativa das secretarias de Educação e Cultura e Cidadania e Assistência Social na promoção do seminário em que se discute a implementação da política de educação para as relações étnico-raciais. “Ainda como reitor da UFSCar travamos uma luta para a inclusão do regime de cotas na universidade num período em que tratar desse tema era impensável”, frisou.

“Como prefeito, a igualdade racial foi inserida na agenda política de São Carlos quando criamos a Seção de Combate ao Racismo e à Discriminação e assinamos o termo de adesão ao acordo de cooperação técnica da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, em 2004, visando promover a criação do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial”, complementou.

Ações
Durante sua explanação, Newton Lima apontou outras ações do município na busca da igualdade racial, como a criação do Conselho Municipal da Comunidade Negra, em 2006, e a inauguração do Centro de Cultura Afro-brasileira “Odette dos Santos”. Como política de saúde, a Prefeitura também capacitou funcionários da rede municipal para os exames de detecção de anemia falciforme, que antes não eram oferecidos aos negros. Em 2006, ano em que foi implantado o exame em parceria com a Apae São Paulo, mais de 11 mil exames foram realizados.

Após a abertura do seminário, o professor Álvaro Rizzoli, da UFSCar, e o babalorixá Fábio de Oxossi debateram a história da escravidão em São Carlos e a religiosidade de matriz africana.

(15/05/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos