» SÃO CARLOS PARTICIPA DE CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE PDF Imprimir E-mail

Durante o período de 7 a 11 de maio, o diretor do Departamento de Política Ambiental da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Paulo Mancini, estará em Brasília (DF) participando das mesas de trabalhos e discussões da III Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA). O representante são-carlense foi eleito um dos 76 delegados, sendo indicado pela macrorregião das bacias do Tietê-Jacaré e Tietê-Batalha, que reúnem cerca de 80 municípios.

“É uma honra ocupar esta função, em que estou tendo a oportunidade de apresentar diversos projetos desenvolvidos em nossa cidade”, enfatiza o ambientalista. “Desde o primeiro dia de sua gestão, o prefeito Newton Lima priorizou o meio ambiente, pois reconhece que o equilíbrio do ecossistema proporciona melhor qualidade de vida para a população”, complementa.

A principal atribuição de Mancini será defender nas mesas de debates, nos grupos de trabalho e nas plenárias as propostas aprovadas durante a III Conferência Estadual de Meio Ambiente (CEMA), realizada nos dias 28 e 29 de março deste ano. A meta da CNMA é atualizar um espaço de convergência social, através da democracia participativa, da mobilização, da educação e da ampliação da participação popular. A principal abordagem desta terceira edição é discutir as “Mudanças Climáticas” recolhendo idéias de toda a sociedade brasileira visando a construção de um programa nacional, que está sendo elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Os eixos temáticos definirão os seguintes assuntos: florestas, agropecuária, energia, resíduos, edificações, indústria, transporte, saúde, recursos hídricos, zona costeira, assentamentos humanos, ecossistemas, pesquisas e desenvolvimento tecnológico. “Este tema é fascinante, pois envolve todas as comunidades humanas num esforço para reduzir as emissões responsáveis pelo aquecimento global, mitigando seus efeitos nas mais diferentes áreas da biosfera”, observa o diretor. “Estamos desenvolvendo um plano que promova as adaptações possíveis e necessárias às novas condições climáticas que já estamos vivenciando”, completa.

Proposta paulista
Para concluir seu relatório de avaliações e propostas, a CEMA organizou 12 conferências macrorregionais abrangendo 518 municípios. Com a participação de mais de duas mil pessoas, a CEMA abordou todos os eixos temáticos que estão sendo discutidos na CNMA, incluindo, em seu texto final, moções e recomendações.

O principal objetivo é institucionalizar este encontro estadual junto a um projeto de lei que está sendo apreciado na Assembléia Legislativa, buscando planejamento e orçamento próprio. “Não podemos ficar dependentes da boa vontade dos agentes econômicos, sendo que o meio ambiente tem que ser tratado como prioridade do gestor público”, caracteriza Mancini, citando o exemplo da Conclima, realizada pela Prefeitura.

(07/05/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos