» DIA DO TRABALHADOR: SHOWS LOTARAM A BAIXADA DO MERCADO PDF Imprimir E-mail





Na última quinta, dia 1° de maio, Dia Internacional do Trabalhador, a Praça Maria Apparecida Resitano (Praça do Mercado) ficou lotada de trabalhadores são-carlenses que foram prestigiar os shows das duplas João Carlos & Bruno, Gilberto & Gilmar e da Turma do Samba. O evento foi realizado pela Intersindical e as Centrais Sindicais (CGTB – Central Geral dos Trabalhadores do Brasil; CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, CUT – Central Única dos Trabalhadores, NCST – Nova Central Sindical de Trabalhadores, UGT – União Geral dos Trabalhadores e Força Sindical), com apoio da Prefeitura.

A redução da jornada de trabalho sem redução salarial, visando a geração de novos empregos e o crescimento econômico do país, foi o tema discutido neste ano pelos sindicalistas. O prefeito Newton Lima, acompanhado do vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal e dos presidentes dos sindicatos, participou da abertura do evento que reuniu cerca de 10 mil pessoas.

“Em função da política do governo federal, em 2007 tivemos um aumento extraordinário na geração de empregos, quando mais de um milhão e quinhentos mil novos postos de trabalhos foram gerados, com carteira assinada no Brasil. Já nesses três primeiros meses de 2008, já são mais de 550 mil novos postos, e São Carlos participa contribuindo com essa expansão. De janeiro de 2001 a março desse ano, o percentual de crescimento do emprego formal em São Carlos foi de 36,6%, sendo abertas mais de 15 mil novas vagas”, ressaltou Newton Lima.

Emerson Leal lembrou que a Prefeitura oferece várias ferramentas tanto para inserir o jovem no mercado de trabalho, bem como para requalificar os trabalhadores. “Avançamos na qualificação, preparando o trabalhador para esse mercado que está aquecido, que está gerando empregos. Pela Universidade Aberta do Trabalhador oferecemos cerca de 30 cursos, são mais de 700 vagas por semestre. Em parceria com o Senai oferecemos curso destinado à formação de jovens para o primeiro emprego por meio da formação profissional integral. Na Casa do Trabalhador preparamos os candidatos para as entrevistas de emprego e o nosso Balcão de Empregos realiza 70 mil atendimentos por ano. Também geramos emprego e renda para mais de 500 pessoas através de empreendimentos cooperados e já distribuímos mais de 100 mil vales-transporte por meio do programa Passe-Emprego, que implantamos em 2006. Além disso, oferecemos cursos nos centros comunitários e em parceria com diversas entidades do município”, finalizou Leal.

Em São Carlos, desde 2001 o setor de serviços cresceu 55,8%, o comércio 52,7% e a indústria de transformação 20,7%, enquanto a população do município cresceu menos de 17%.

(05/05/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos