» CAIXA-ESTANTE: INCENTIVO À LEITURA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS PDF Imprimir E-mail



O Sistema Integrado de Bibliotecas de São Carlos (SIBI) reativou, em 2005, o projeto Caixa-estante, que disponibiliza para as escolas municipais de educação infantil livros de histórias para serem trabalhados com as crianças. “A Caixa-estante é uma ação dentro de um projeto grande de incentivo à leitura desenvolvido pelo SIBI. São apenas os CEMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) que recebem os livros, já que as escolas municipais de educação fundamental (EMEBs) já contam com as Escolas do Futuro”, explica a diretora do SIBI, Lourdes de Moraes.

Atualmente, 30 CEMEIs participam do projeto. Cada caixa-estante, que contém 40 livros, permanece na escola por dois meses; depois, há um rodízio entre as unidades escolares participantes. “A caixa-estante vem acrescentar o incentivo da leitura na escola porque traz livros novos. Todas as salas têm os cantinhos com livros que eles manuseiam diariamente, mas quando chega a caixa-estante é aquela folia, porque as professoras levam para a sala, as crianças conhecem os livrinhos e aproveitam para fazer trabalhos diferenciados”, afirma Andréa Sanches, diretora do CEMEI “Walter Blanco”.

Segundo a diretora, as atividades de incentivo à leitura no CEMEI se iniciam desde o berçário, já que são atendidos alunos de 4 meses a 5 anos. “Na creche, por exemplo, eles já começam o trabalho da leitura através dos fantoches e também em todas as salas tem o cantinho da leitura, com revistas, livros e gibis que eles manuseiam desde o berçário 1. Quando as crianças completam 5 anos estão praticamente lendo, uns através das figuras e outros lendo mesmo”, conta Andréa.

Capacitação
Além de disponibilizar os livros, o SIBI também oferece cursos de capacitação para os professores. “Fazemos um trabalho de não só levar a caixa com os livros, mas também de contar histórias. Fizemos um esforço grande para capacitar os professores da rede municipal de educação infantil e fundamental para eles aprenderem como contar história e a mediação de leitura nas salas de aulas”, ressalta Lourdes.

Entre os cursos que o SIBI coordena está o “Entre na Roda”, de incentivo à leitura na escola e na comunidade, com o propósito de formar multiplicadores de contadores de histórias não só nas bibliotecas e escolas, mas em todos os bairros. No CEMEI “Walter Blanco”, a professora Dalice Amaral, que participou do curso, aplica na sala de aula o que aprendeu. “É um projeto pra ser desenvolvido o ano todo. Praticamente todos os dias eu conto uma história e tenho um trabalho com os alunos de leitura espontânea de revistas, os livros das prateleiras, a caixa-estante. Essas ações são importantes para incentivar a leitura, ampliar vocabulário e desenvolver o mundo da imaginação”, avalia a professora.

(30/04/08)
 
 

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