» MEIO AMBIENTE PDF Imprimir E-mail

Conclima propõe a construção da Agenda 21 Local.



“REFLEXÕES CLIMÁTICAS GLOBAIS” FOI O TEMA DO 1º SEMINÁRIO

Na noite de segunda, dia 28, aconteceu a solenidade de abertura da segunda edição da Conferência Municipal para a Proteção Climática (Conclima), cujos trabalhos se encerram nesta quarta, dia 30. A principal proposta deste evento é construir uma Agenda 21 local visando interagir toda a comunidade são-carlense. O plano é desenvolver um instrumento de formulação e implementação de políticas públicas, através de um planejamento estratégico, participativo e de responsabilidade executiva.

“O governo do prefeito Newton sempre defendeu o meio ambiente como forma de melhorar a qualidade de vida da população e comprova, através de diversas ações efetivas e organizações de eventos, que este assunto não fica apenas no papel ou em discurso de palanque”, elogiou o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal.

O primeiro seminário abordou o tema “Reflexões Climáticas Globais” conduzido pela doutora da Embrapa Pecuária Sudeste, Maria Luisa F. Nicodemo. A partir das 19h desta terça, acontece o “II Encontro Temático pela Sustentabilidade: Mudanças Climática”, na sede do Orçamento Participativo (OP). No dia 30, também às 19h, será realizada uma palestra técnica sobre “Potencial de Fixação de Carbono por Reflorestamento com Espécies Nativas” proferida pelo doutor do Instituto Florestal de Assis, Antonio Carlos Galvão de Melo.

Este evento será realizado na sede do Sindicato Rural, localizado na rua Jesuíno de Arruda, 2.431. “Nossa meta é propor um minucioso programa de adaptação para operar com segurança todas as conseqüências das mudanças climáticas de nosso município”, observou o diretor de Política Ambiental, Paulo Mancini.

Agenda 21
No ano de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou no Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD). A CNUMAD reuniu 179 países que assinaram a Agenda 21 Global, cujo programa de ação foi baseado num documento de 40 capítulos. Em 1997, foi criada a Agenda 21 Brasileira, traçando um amplo projeto de desenvolvimento sustentável. Em 2004, o governo brasileiro incorporou este documento ao Plano Plurianual (PPA), iniciando o processo de promoção e elaboração para implantar as agendas municipais. “Não pretendemos debater problemas ambientais ou fazer um diagnóstico sobre nossa qualidade ecológica, mas sim buscar uma metodologia que consiga trazer toda nossa sociedade para combater barreiras e corrigir rumos”, enfatizou Mancini.

(29/04/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos