» 25 DE ABRIL: PREFEITO COMEMORA DIA DA ARAUCÁRIA PDF Imprimir E-mail



Durante a manhã desta sexta, dia 25, o prefeito Newton Lima comemorou o Dia Municipal da Araucária no auditório do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC/USP). Estiveram presentes nesta solenidade, organizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal; o secretário municipal de Educação e Cultura, Ramez Atique; o vereador Lineu Navarro (representando a Câmara Municipal); a professora doutora do Departamento de Botânica da UFSCar, Ana Teresa Lombardi (representando o reitor Oswaldo Baptista Duarte Filho); a ex-vereadora Géria Montanari (autora do projeto de lei que instituiu este ato comemorativo); a diretora regional de Ensino, Débora Gonzáles da Costa Blanco; o diretor do Departamento de Política Ambiental, Paulo Mancini, e a chefe de seção do CDCC/USP, Sílvia Aparecida Martins dos Santos (representando o diretor Antonio Aprigio da Silva Curvelo).

“Meu primeiro ato como prefeito desta cidade em 2001 foi plantar uma araucária na praça da Catedral”, relembra o prefeito. “Eu recebi como herança de outras administrações, diversas ações de crimes ambientais, onde um estudo apontou que São Carlos apresentava um déficit de 9 milhões de árvores, apenas de mata ciliar”, lamenta.

O Dia Municipal da Araucária foi instituído através da Lei Municipal nº 12.988 de 2002. No ano de 2004, o prefeito Newton assinou a Lei nº 13.343 permitindo o plantio de araucárias nas praças públicas, cujo decreto 133 proíbe o corte da árvore símbolo da Capital da Tecnologia. Esta data é celebrada durante a semana da Festa do Clima “Antônio Stella Moruzzi”, que ocorre no período de 19 de abril a 1º de maio, cujo objetivo é estimular o replantio de pinhais em um município que já foi chamado de “São Carlos do Pinhal”.

Aproximadamente 4% do território são-carlense era recoberto por bosques de pinhais, cuja paisagem foi completamente dizimada ao longo das décadas. Em sua política de preservação ambiental, a atual administração já plantou cerca de cinco mil araucárias num período de sete anos. “A influência do conde, fundador desta cidade, na economia paulista era tão forte na época que uma das ruas paralelas à avenida Paulista se chama São Carlos do Pinhal”, relembra o diretor Mancini.

Gerando frutos e consciência ambiental
O Projeto Gerar foi desenvolvido pelo corpo docente e discente do Departamento de Botânica ligado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCar. A proposta é difundir os conceitos da educação ambiental em sinergia com todas as escolas do município. Os organizadores criaram um banner explicativo, detalhando de uma maneira mais lúdica a importância das forças da natureza, tais como rios, árvores e animais.

Outra proposta é produzir um amplo material pedagógico incluindo cartilhas, jogos educativos e histórias em quadrinhos, para atrair os alunos, e assim criar um cidadão mais ecologicamente correto possível. “Ao final da minha gestão, nós traçamos a meta de plantar 500 mil árvores nas áreas rural e urbana, sendo que a parceria com as universidades será fundamental para a consolidação deste objetivo”, reconhece Newton.

(25/04/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos