» SÃO CARLOS ARTICULA PROJETOS TURÍSTICOS PARA EXPANSÃO DAS FAZENDAS HISTÓRICAS PDF Imprimir E-mail



Na quinta, dia 17, o diretor do Departamento de Fomento ao Turismo de São Carlos, Emiliano Saran de Azevedo, participou em São Paulo de uma reunião entre membros da Associação Paulista de Fazendas Históricas e a ministra do Turismo, Marta Suplicy. A finalidade deste encontro é solicitar verbas federais para a implantação de um Plano de Comunicação e Marketing, que compreenda uma expressiva sinalização turística nas rodovias e vicinais, complementando com um amplo projeto de promoção, divulgação e orientação.

“Nós apresentamos para a ministra um projeto que incentiva o turismo pedagógico e cultural, buscando atrair estudantes de todas as escolas públicas da cidade, melhorando assim o aprendizado e a compreensão dos fatos históricos”, observou o presidente da Associação Pró-Casa do Pinhal, Francisco de Sá Neto, elogiando o trabalho de articulação de Emiliano, responsável pela realização desta audiência.

Distribuída em seis núcleos regionais, esta associação reúne propriedades históricas dos séculos XVIII, XIX e início do XX que trabalham com o turismo rural. Com a proposta de atrair visitantes, preservando o patrimônio histórico nacional, muitas destas fazendas oferecem hospedagem com comida caseira, cavalgadas, trilhas na mata, observação de aves, pequenos museus, bibliotecas e práticas esportivas.

Um destes núcleos está sediado em São Carlos, que potencializa todas as atividades turísticas das fazendas Pinhal e Santa Maria do Monjolinho. “Além de atrair um turista bem mais qualificado, estes locais despertam muito interesse para trabalhos acadêmicos, de cinema e televisão”, enfatizou o diretor Azevedo.

Informação padronizada
A Prefeitura está instalando 200 placas de sinalização turística com a finalidade de melhor informar os acessos dos principais centros comerciais, culturais, educacionais e de entretenimento da cidade. O investimento global deste projeto é de R$ 180 mil, sendo R$ 150 mil oriundos do Ministério do Turismo e da Caixa Econômica Federal (CEF), sendo mais 30 mil a contrapartida do município.

As mensagens são baseadas no Sistema Referencial Turístico formado pelo conjunto de atrativos existentes, consolidando diferentes valores estabelecidos, sejam eles de natureza cultural, de lazer, entre outros, cuja seleção compreende elementos significativos na sua caracterização ou identificação. Todo processo de informação é implantado ao longo de um trajeto, com descrições ordenadas, pictogramas e setas direcionais.

(18/04/08)
 
 

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