» CRECI SÃO CARLOS AJUDARÁ PREFEITURA NO COMBATE À DENGUE PDF Imprimir E-mail



O combate à dengue em São Carlos acaba de ganhar o apoio de um importante aliado: o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci) de São Carlos, que já se colocou à disposição da Prefeitura para agendar, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, visitas às imobiliárias da cidade para orientação aos corretores de imóveis, colocadores de placas ou outros funcionários operacionais, na identificação e eliminação dos criadouros de mosquito da dengue que possam existir no interior dos imóveis que estão fechados, ou aguardando venda e locação.

Dados da Vigilância Epidemiológica (Vigep) apontam que aproximadamente 15% dos imóveis do município estavam fechados quando foram visitados pelas equipes de combate a endemias durante a realização do 6º Mutirão Cidade Limpa. Segundo o Creci, da demanda total apontada pela Vigep, 5% dos imóveis estão fechados porque aguardam venda ou locação. O Mutirão visitou entre agosto do ano passado e março deste ano 100 bairros da cidade e 75 mil imóveis, retirando 300 caminhões de objetos ou utensílios que poderiam permitir a reprodução do mosquito da dengue.

Uma reunião com a participação do delegado regional do Creci, proprietários de imobiliárias e representantes das secretarias municipais de Governo, Planejamento e Gestão, Saúde, Habitação e Desenvolvimento Urbano e do Serviço Integrado do Município (SIM), realizada na sede do Orçamento Participativo, na terça, dia 15, definiu propostas para que esses imóveis possam ser visitados pelos agentes de combate a endemias do município.

Entre as propostas está o acordo de disponibilização das chaves desses imóveis pelas imobiliárias, para agilizar o trabalho dos agentes, orientação e treinamento dos corretores de imóveis para identificar os criadouros durante as visitas comerciais aos imóveis fechados, e também a intenção de enviar aos locatários ou proprietários dos imóveis um folheto contendo orientações sobre como eliminar criadouros e prevenir a reprodução do mosquito aedes aegypit. Esse material seria enviado juntamente com o boleto de pagamento do aluguel ou anexado ao contrato de locação

Outra ação da Prefeitura será adequar o horário de visita dos agentes à clientela estudantil que mora em repúblicas e não está nos imóveis no período de férias ou horário de aulas escolares. A intenção é fazer inclusive uma campanha de orientação em parceria com as universidades, instituições de ensino e centros acadêmicos.

O delegado regional do Creci, Daniel Vilani, afirmou que em parceria com a Prefeitura “podemos fornecer o apoio de nossas secretárias para agendar as visitas das equipes às imobiliárias e discutir uma maneira de colaborar na divulgação do folheto de orientações sobre como combater a dengue”.

O secretário de Governo e Planejamento e Gestão, João Pedrazzani, agradeceu a colaboração dos representantes do setor imobiliário da cidade e disse que é preciso entender que “toda ação que desencadearmos conjuntamente nos próximos meses, estaremos evitando transmissão de dengue no próximo ano”.

Pedrazzani lembrou que as parcerias com diversos segmentos da cidade, a colaboração da comunidade e o trabalho intenso e preventivo da Prefeitura, que já vem realizando o Mutirão Cidade Limpa há seis anos, tem afastado cada vez mais o mosquito da dengue de nossa cidade, que registrou baixos números de casos de dengue nos primeiros quatro meses deste ano: 6 importados e 2 autóctones.

Arthur Pereira, secretário municipal de Saúde, definiu como estratégica e importante a colaboração dos representantes do setor imobiliário. “Este diálogo com o Creci é fundamental para ganharmos agilidade na realização dos bloqueios contra a dengue, eliminando os criadouros que possam existir nos imóveis que estão fechados”, afirmou.

(16/04/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos