» PREFEITO EMPREENDEDOR PDF Imprimir E-mail

Em reconhecimento às ações empreendedoras executadas no município, o prefeito Newton Lima recebeu do Sebrae o selo “Prefeito Empreendedor”. A quarta edição do prêmio registrou a inscrição de 206 projetos do Estado de São Paulo, sendo 198 prefeituras e 8 subprefeituras. Entre as iniciativas municipais consideradas modelo estão a criação da Universidade do Trabalhador, a reativação do Centro de Desenvolvimento de Indústrias Nascentes (Cedin) e a implantação da Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil. Outros 14 municípios da região se inscreveram, mas apenas São Carlos recebeu o selo.



NEWTON LIMA É ESCOLHIDO PELO SEBRAE COMO “PREFEITO EMPREENDEDOR”

O prefeito Newton Lima foi um dos prefeitos reconhecidos pelo Sebrae, pelas suas ações empreendedoras, com o selo “Prefeito Empreendedor”, destinado àqueles que implementam boas práticas voltadas para o desenvolvimento econômico e social dos municípios com base no apoio aos pequenos negócios. A cerimônia aconteceu na noite de segunda, dia 14, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. A quarta edição do prêmio teve a inscrição de 206 projetos, sendo 198 prefeituras paulistas e 8 subprefeituras. Na região houve a inscrição de 14 municípios e só São Carlos recebeu o selo.

“É com grande alegria que recebemos esse reconhecimento do Sebrae por termos implantado políticas públicas que melhorassem a qualidade do cidadão que vive em São Carlos, inclusive melhorando o ambiente empreendedor da cidade”, destacou o prefeito, após a cerimônia, que contou com a presença do governador José Serra, do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab e do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Fábio de Salles Meirelles, que aproveitou para elogiar os municípios pela difusão do empreendedorismo no estado. “A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa estimulou que mais prefeitos se inscrevessem este ano no prêmio. Em São Paulo, mais de 60 municípios já implementaram a Lei Geral Municipal”, confirma.

Lançamento

Clique nas imagens para ampliar.

Na ocasião, o Sebrae também lançou o livro “Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor - Guia Paulista 2007/2008”. Na publicação, de 502 páginas, estão as diferentes visões de como é possível criar um ambiente favorável ao empreendedorismo, implantando ações integradas e interdependentes, articulando parcerias e estabelecendo conexões entre as micro e pequenas empresas e a comunidade local. O Sebrae produziu 5.200 exemplares.

São Carlos é destaque pelo seu pólo industrial e desenvolvimento científico e tecnológico, além das universidades como UFSCar e USP. “Desde o início de seu primeiro mandato, em 2001, a cidade investe em ações para favorecer a instalação e a consolidação de micros e pequenas empresas”, afirma o texto do livro. A matéria enaltece a preocupação da cidade em investir em projetos pouco onerosos, mas de amplo alcance econômico e social, como os programas de economia solidária, bem como reforça o engajamento da atual administração na recuperação de dois distritos industriais realizando obras de iluminação, pavimentação, serviços de água e esgoto, entre outros.

“Com essas ações, o poder público voltou a ter credibilidade entre o empresariado local, e novas empresas, de todos os portes, se instalaram nos distritos industriais”, disse o prefeito, em entrevista à equipe que elaborou o livro, lembrando da implantação de um sistema de licitação para tornar mais transparente o processo de aquisição de lotes no Ceat.

A instalação da Casa do Trabalhador, que reúne o Balcão de Empregos, o Programa de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e o Banco do Povo Paulista, além da capacitação de trabalhadores e empreendedores com destaque aos programas de inclusão digital implantados em 2002 e a criação da Universidade do Trabalhador, em 2004, também foi citada. A Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, que transforma o material descartado de obras em matéria-prima, como os blocos usados em construção, também recebeu destaque como importante eixo de capacitação profissional.

Cedin
O Centro de Desenvolvimento de Indústrias Nascentes (Cedin) recebeu um destaque especial no livro. O Centro, que estava desativado há 10 anos, foi recuperado pelo prefeito em sua segunda gestão, de acordo com a reportagem, em parceria com a UFSCar, USP, Fiesp, Sebrae, Secretaria de Estado da Ciência, UFSCar, USP e centros de pesquisa. Em 2006, o Cedin foi reativado e hoje a incubadora atende 21 micro e pequenas empresas das áreas de eletroeletrônica, metalmecânica e alta tecnologia.

A reportagem ainda menciona a criação do Conselho Municipal da Micro e Pequena Empresa e a intenção da cidade, em parceria com empresários locais e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado, na implantação de mais um parque tecnológico.

(15/04/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos