» RECICLÁVEIS PDF Imprimir E-mail

Prefeitura propõe parceria para fornecedores e depósitos.



AÇÃO BUSCA ELIMINAR CRIADOUROS DO MOSQUITO DA DENGUE E OUTRAS PRAGAS URBANAS

Com o objetivo de conhecer a cadeia produtiva e o armazenamento de materiais recicláveis por fornecedores e depósitos de sucata de São Carlos, a Prefeitura realizou na segunda, dia 14, na sede do Orçamento Participativo, uma reunião com representantes do setor. A razão principal é intensificar as ações de prevenção e combate à dengue que já vêm sendo desenvolvidas nos últimos seis anos com o Mutirão Cidade Limpa e prevenir o aparecimento de novos criadouros do mosquito aedes aegypit.

Participaram da reunião representantes das secretarias de Governo, Planejamento e Gestão, Saúde, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Orçamento Participativo, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Administrações Regionais de Saúde, equipe de combate a endemias, além de proprietários dos depósitos de sucatas e fornecedores, entre outros.

A Prefeitura encontrou boa receptividade dos representantes do setor que demonstraram interesse em ajudar o município a manter a cidade sem transmissão de dengue. Os secretários puderam conhecer como é feito o armazenamento dos materiais recicláveis como papelão, latas e garrafas pet, e ouviram dos representantes do setor que há uma grande rotatividade do material, mas em alguns períodos, por razões financeiras (oscilação de preços dos insumos), os recicláveis precisam ficar estocados por um tempo maior.

Por sua vez, a Prefeitura sugeriu uma parceria com divisão de custos entre o município e os depósitos de recicláveis, para que o armazenamento possa ser feito de maneira correta já no início da cadeia produtiva, com os pequenos coletores que armazenam os recicláveis em sua própria residência.

Cadastro único
As secretarias municipais de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Saúde, Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia devem criar a partir de agora uma ampliação da proposta, cadastro único de fornecedores e receptores com padronização de coleta, armazenamento e triagem dos recicláveis. Uma das alternativas seria o fornecimento de “bags” (sacolas grandes) pela Prefeitura e iniciativa privada para que os recicláveis não fiquem expostos em locais indevidos podendo gerar graves problemas de saúde pública, como o aparecimento de insetos, animais peçonhentos e outras pragas urbanas.

O secretário João Pedrazzani reforça que não há neste momento por parte do município nenhuma intenção de punir os fornecedores ou proprietários de depósitos de sucata e sim a vontade de se criar parcerias, constituir projetos e analisar sugestões que ampliem ainda mais as ações de prevenção e combate à dengue que já vêm sendo desenvolvidas pelo município, promovendo a saúde pública e a educação ambiental. “A reunião foi produtiva e constituiu um primeiro passo no sentido de se organizar ações e propostas que ajudem os representantes do setor de recicláveis a desenvolver seu trabalho, mas com responsabilidade social, limpeza da cidade e contribuição na prevenção de doenças para a comunidade”, diz Pedrazzani.

Fernando Grosso, proprietário de um dos depósitos da cidade, lembrou que é na venda dos recicláveis que a grande maioria dos coletores consegue sustentar as famílias e por isso é importante construir uma proposta que traga benefícios tanto para o município quanto para os trabalhadores. “Também entendemos a preocupação das autoridades do município e estamos dispostos a ajudar, porque o mosquito da dengue não escolhe quem vai picar”, disse.

Arthur Pereira disse que toda iniciativa que previna a doença e promova saúde terá o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. “Também queremos discutir propostas que contribuam para a qualidade de vida da nossa população e ações coletivas ou individuais de cada cidadão na luta permanente para manter o mosquito da dengue afastado de nossa cidade”.

(15/04/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos