» CIDADANIA PDF Imprimir E-mail

Com atividades nas áreas de lazer, esporte, cultura, saúde e cidadania, o projeto Sacode a Praça reuniu cerca de 3.500 pessoas no Distrito de Água Vermelha. Equipes da Prefeitura, do Sesi e do SAAE ofereceram orientações sobre DST/Aids, prevenção e eliminação dos criadouros do mosquito da dengue, higiene bucal e serviços como aferição de pressão arterial e teste de glicemia, entre outros. Os contribuintes também puderam esclarecer dúvidas sobre parcelamento de débitos inscritos em dívida ativa e isenção de impostos. O projeto é realizado pela EPTV em parceria com a Prefeitura e Sesi.










SACODE A PRAÇA OFERECEU DIVERSOS SERVIÇOS À POPULAÇÃO

O distrito de Água Vermelha recebeu durante toda a tarde do sábado, dia 5, na praça central, 3.500 pessoas que participaram do projeto Sacode a Praça, realizado pela EPTV em parceria com o Sesi e a Prefeitura. A comunidade teve a oportunidade de participar gratuitamente de uma série de atividades nas áreas de lazer, esporte, cultura, saúde e cidadania, e a criançada se divertiu com muitas brincadeiras.

Equipes da Unidade de Saúde da Família de Água Vermelha, do Sesi, do SAAE e do SIM – Serviços Integrados do Município – participaram do projeto oferecendo orientações sobre DST/Aids, métodos contraceptivos, prevenção e eliminação dos criadouros do mosquito da dengue, higiene bucal, programas sociais, cuidados com a voz, nutrição, educação ambiental e serviços como aferição de pressão arterial e teste de glicemia, além de esclarecer dúvidas sobre parcelamento de débitos inscritos em dívida ativa e isenção de impostos.

A comunidade do distrito também pôde cuidar do visual totalmente de graça, pois havia voluntários para corte de cabelo. A administração regional do distrito conseguiu também o apoio da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que teve um posto com orientações jurídicas para a população. O SIBI (Sistema Integrado de Bibliotecas de São Carlos) realizou durante o Sacode a Praça a primeira edição itinerante do Barganha Book do mês de abril, onde os moradores puderam trocar seus livros por outros que estavam na feira de trocas.

Já as opções de brincadeiras para as crianças foram variadas, desde a cama elástica, piscina de bolinhas, oficina de pipas, perna-de-pau, tênis de mesa, futebol, basquete, ginástica, damas, xadrez até o dominó. Shows de música e mágica também animaram a criançada e um escovódromo foi montado na praça. Todos que passaram por lá receberam um kit e dicas de como fazer a higiene bucal, escovando os dentes e passando o fio dental de maneira correta.

Para que os moradores pudessem participar do Sacode a Praça, a Prefeitura disponibilizou um ônibus que percorreu as fazendas e os loteamentos mais distantes do distrito para trazer os moradores até a praça de Água Vermelha. A dona de casa Alzira Mosca Iabuki procurou o Sacode a Praça para fazer exames de saúde. “Eu medi a minha pressão e fiz o exame de diabetes (glicemia) e fiquei feliz em saber que estou bem de saúde. Agora vou me divertir com as outras atividades”, contou.

A desempregada Ociane Quitino Calassi aproveitou o evento para cortar o cabelo e disse que “as crianças estavam animadas com tantas brincadeiras e atrações musicais”. Já o sitiante José Aparecido Menezes, que também cortou o cabelo, parabenizou a realização do evento, dizendo “que as voluntárias são muito atenciosas e ajudaram a melhorar o meu visual”.

O administrador regional de Água Vermelha, Cláudio Vismara, lembra que o Sacode a Praça já é um sucesso no distrito porque conta com parceiros que orientam, prestam serviço e levam cidadania para os moradores. “A festa é das famílias. Adultos e crianças tiveram uma tarde especial e se confraternizaram, comeram pipoca, algodão-doce e as pessoas aproveitaram para cortar o cabelo gratuitamente e cuidar da saúde”.

SIM
Durante o evento, funcionários do SIM – Serviços Integrados do Município –, vinculado à Secretaria Municipal de Fazenda da Prefeitura, realizaram atendimento à população do distrito. Aproximadamente 30 pessoas procuraram orientações e informações sobre o programa de parcelamento de débitos inscritos em divida ativa, que recentemente foi prorrogado até 30 de junho por meio da Lei Municipal nº 14.430.

O programa possibilita que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) realizem o parcelamento em até 72 vezes para pessoas físicas e 120 vezes para pessoas jurídicas, sendo que os descontos oferecidos na multa variam de 80 a 90% e nos juros, de 60 a 80% para pagamentos à vista, enquanto que para os parcelamentos os descontos na multa e nos juros variam de 40 a 50%.

As reduções são variáveis conforme o tipo de contribuinte, entre pessoas beneficiadas por programas de complementação de renda, demais pessoas físicas, micros e pequenas empresas e demais empresas.

(07/04/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos