» CENTRO DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA REALIZA OFICINA DE CAPOEIRA PDF Imprimir E-mail


A Sala de Africanidades, no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”, é um espaço educativo que visa a valorização da cultura afro-brasileira e africana e desenvolve diversas atividades referentes à educação das relações étnico-raciais. Entre elas está a produção de exposições e oficinas a partir de datas comemorativas importantes à comunidade negra.

Neste mês de abril, uma das datas homenageadas é o dia em que nasceu mestre Pastinha, importante personagem da história da capoeira no Brasil. Para comemorar seu nascimento, será realizada uma oficina de capoeira angola neste sábado, dia 12, a partir das 9h, no Centro Municipal. A oficina será ministrada por Simone, aluna do Grupo CECA, da Academia João Pequeno de Pastinha, e tem entrada gratuita. Os interessados devem se inscrever pelo telefone 3371-8886 ou pessoalmente no Centro Municipal de Cultura, após as 13h. As inscrições podem ser feitas até dia 11.

Mestre Pastinha
Vicente Ferreira Pastinha, mais conhecido como mestre Pastinha, nasceu no dia 5 de abril de 1899 em Salvador, e foi um dos principais mestres de capoeira do Brasil. Em entrevista à revista Realidade, em 1967, Pastinha declarou que aprendeu a capoeira com o “Velho Africano”, mestre Benedito. Este teria ficado com pena de Pastinha, então com dez anos, que apanhava diariamente de um garoto.

Foi assim que começou a formação do mestre, que dedicaria sua vida à transferência do legado da cultura africana a muitas gerações. Segundo ele, a partir deste momento o aprendizado se dava a cada dia, até que aprendeu tudo. Além das técnicas, muito mais lhe foi ensinado por Benedito, o seu professor africano.

Os conceitos do mestre Pastinha formaram seguidores em todo o Brasil. A originalidade do método de ensino e a prática do jogo enquanto expressão artística formaram uma escola que privilegia o trabalho físico e mental para que o talento se expanda em criatividade.

Pastinha foi o criador da capoeira angola e grande incentivador da capoeira tradicional como os escravos jogavam. Fundou na Bahia o “Centro Esportivo de Capoeira Angola”, a primeira escola deste tipo de capoeira no país. Entre seus alunos estão mestres como João Grande, João Pequeno, Curió, Bola Sete. Vicente Ferreira Pastinha morreu em 1981. Durante décadas dedicou-se ao ensino da capoeira. Mesmo completamente cego, não deixava seus discípulos.

(07/04/08)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos