» OLIMPÍADA MATEMÁTICA PDF Imprimir E-mail


Domingos Zepon e Fernanda Palombo.

ESTUDANTE RECEBERÁ BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR

Quase 17,5 milhões de estudantes de 38.453 escolas de todo o país participaram no ano passado da 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Desses alunos, apenas três mil ganharam medalhas e bolsas de Iniciação Científica Jr., do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Entre eles está uma são-carlense que estuda na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) “Carmine Botta”, no bairro Boa Vista.

A aluna da 7ª série Fernanda Cristina Palombo, que na época das provas estava na 6ª série, conquistou a medalha de bronze na Olimpíada, que foi realizada entre agosto e outubro de 2007. O resultado saiu no final de dezembro e a premiação será no mês de maio, em São Paulo. A direção da escola foi avisada oficialmente na última quarta, dia 26, pela organização da OBMEP.

A medalha não foi nenhuma surpresa para Fernanda, já que em 2006, quando participou pela primeira vez da Olimpíada, conseguiu o certificado de Menção Honrosa concedido aos 30 mil alunos de maior pontuação nacional, que não forem contemplados com medalhas de ouro, prata e bronze. “Neste ano, pretendo melhorar minha colocação e tentar ganhar a medalha de ouro ou de prata”, afirma a estudante que considera a matemática sua disciplina preferida na escola. “Adoro matemática desde o pré-escolar, calcular, mexer com números é o que mais gosto”, complementa.

Para o diretor da EMEB “Carmine Botta”, Domingos Zepon, é uma felicidade muito grande ter uma aluna da escola entre os melhores da Olimpíada Brasileira de Matemática. “Isto também demonstra o trabalho que a escola municipal vem desenvolvendo com os nossos estudantes”, ressalta o diretor. Zepon lembra que não é a primeira vez que a escola tem um aluno bem colocado da Olimpíada. No ano passado, o estudante Marcos Paulo Tassi da 8ª série conquistou a medalha de ouro.

Além da medalha, Fernanda Palombo irá receber uma bolsa de Iniciação Científica do CNPq. Ela ganhará R$ 100 por mês até o final do ano e vai freqüentar um curso de capacitação na USP de São Carlos durante os finais de semana.

OBMEP
A 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma promoção do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), responsáveis pela Direção Acadêmica. Ela é dirigida aos alunos de 5ª a 8ª série (6º e 9º ano) do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. Professores, escolas e municípios dos alunos participantes também concorrem a prêmios.

A premiação de alunos totaliza 300 medalhas de ouro, 600 medalhas de prata e 2.100 medalhas de bronze. Todos os alunos premiados com medalhas recebem bolsas de Iniciação Científica. Além disso, são concedidos certificados de Menção Honrosa a até 30 mil alunos.

(31/03/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos