» PID PDF Imprimir E-mail

Inaugurado Posto de Inclusão Digital no CAPS-AD.



POSTO VAI OFERECER CURSO DE INFORMÁTICA PARA ALUNOS DA INSTITUIÇÃO

O prefeito Newton Lima inaugurou nesta sexta, dia 28, na sede do Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas – CAPS-AD, a 21ª unidade do Programa de Inclusão Digital (PID), implantado pela Prefeitura e coordenado pela Fundação Educacional de São Carlos (FESC), para oferecer curso de Informática Básica para o Trabalho 1 para 40 alunos da instituição.

Participaram do evento o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia Emerson Leal, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, padre Agnaldo Soares de Lima, a diretora-presidente da FESC, Elisabeth Martucci, a coordenadora do CAPS-AD, Gisele Giovanetti, a diretora do Departamento de Atenção Especializada, Blaranis Pauletto – representando o secretário municipal de Saúde Arthur Pereira, a secretária de Infância e Juventude, Rosilene Mendes dos Santos, a secretária de Cidadania e Assistência Social, Fátima Piccin, a coordenadora da Escola Municipal de Governo Elisete Pedrazzani, entre outras autoridades, professores, conselheiros, coordenadores, alunos e profissionais de saúde.

O prefeito Newton Lima, premiado como Prefeito Amigo da Criança pela Fundação Abrinq, ressaltou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo CAPS-AD que, desde a sua implantação em junho de 2006, conseguiu baixar significativamente o índice de encaminhamento dos adolescentes para internação nas associações dos municípios de Campinas e Peruíbe. “Hoje os nossos jovens e adolescentes estão sendo recuperados e bem tratados no CAPS do nosso município e isso me orgulha muito porque constrói a cidadania, já que a inclusão digital é inclusão social”.

Newton Lima lembrou ainda que hoje nem todos têm a oportunidade de freqüentar cursos privados de ensino de informática sendo necessária essa formação porque atualmente além de saber ler e escrever é preciso saber usar um computador. “Além de ser um importante instrumento pedagógico e terapêutico, já passou a ser uma exigência fundamental do mercado de trabalho, por isso inauguramos mais este posto, a intercessão da construção da cidadania, amparo de saúde e psicossocial com inclusão digital aqueles que mais precisam”.

Elisabeth Martucci explicou que a cidade já dispõe hoje de 5 Telecentros e 16 Postos de Inclusão Digital que “oferecem cursos de alfabetização digital com atendimento personalizado para os alunos, representando um avanço no movimento de inclusão digital da nossa população”. O PID do CAPS-AD foi montado através de uma parceria da FESC com a Secretaria Municipal de Saúde e teve os 5 computadores doados pela empresa Novelis do Brasil. A FESC capacitou os monitores do curso que terá 4 turmas de 10 alunos.

O CAPS-AD, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, trabalha em parceria com as secretarias Especial da Infância e Juventude, Educação e Cultura, Esportes e Lazer e Cidadania e Assistência Social, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Núcleo de Atendimento Integrado (NAI). Presta atendimento médico, psicológico, psiquiátrico e assistência social a crianças e jovens, de 7 a 17 anos, usuários de álcool e outras drogas, além de dar apoio aos familiares, durante o dia, de segunda a sexta, das 8h às 18h, e prevê apenas o repouso do paciente no local, sem internação, trabalhando a sua socialização e recuperação.

O atendimento é feito por uma equipe multiprofissional composta de psicólogo, terapeuta ocupacional, médicos clínicos e psiquiátricos, enfermeiros, auxiliar de enfermagem, assistente social e oficineiros de arte-educação, que com sua atribuição técnica trabalham a continuidade do interesse pelo tratamento e atendimento cabível. É utilizada também a estrutura clínica das Unidades Básicas de Saúde (UBS), possibilitando o respeito e a humanização na assistência aos usuários de álcool e outras drogas.

PID
Desde a sua implantação em 2002, o Programa de Inclusão digital já ofereceu 12 mil vagas para cursos de informática, onde além do conhecimento teórico e prático os alunos receberam também o material didático e certificados da FESC. A Prefeitura pretende implantar ainda mais 11 postos/telecentros em locais como o Centro de Referência do Idoso, Futuro Espaço Braille, Centro Público de Economia Solidária, Bibliotecas da Vila Prado e Câmara Municipal, Nosso Lar e nos Centros da Juventude. A meta é totalizar 32 unidades entre postos e telecentros.

(28/03/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos