» CIÊNCIA & TECNOLOGIA PDF Imprimir E-mail

Encontro reúne secretários da área em São Carlos.



PREFEITO EXALTA IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL

O prefeito Newton Lima participou nesta terça, dia 25, da solenidade de abertura do Encontro Regional Sudeste do Fórum Nacional de Secretários Municipais da Área de Ciência e Tecnologia (C&T), evento organizado pela Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPTI) e patrocinado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

A mesa de apresentação registrou a presença das seguintes autoridades: presidente do Fórum Nacional de Secretários Municipais da Área de C&T, Silvio Roberto Ramos; vice-prefeito e diretor regional Sudeste do Fórum, Emerson Leal; subsecretário de Coordenação das Unidades de Pesquisas do MCT, Luis Fernando Schettino; gerente do Sebrae São Carlos, Fábio Ângelo Bonassi; diretor titular do Ciesp, Ubiraci Moreno Pires Corrêa; e reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Oswaldo Baptista Duarte Filho.

“Meu primeiro ato como prefeito foi assinar um protocolo de parceria com todos os institutos de pesquisas e universidades da cidade”, relembrou Newton. “Essa iniciativa gerou em sete anos cerca de 200 projetos que proporcionaram um novo dinamismo nos indicadores econômicos, sempre integrando o desenvolvimento tecnológico com programas sociais”, completou.
Dividido por regiões, o primeiro encontro foi realizado em fevereiro deste ano na região Norte, no município de Ananindeua (PA). São Carlos consiste no segundo evento, representando toda a região Sudeste. Os próximos encontros acontecerão nos meses de abril, maio e junho, nas regiões Centro-Oeste (Aparecida de Goiânia), Sul (Maringá) e Nordeste (Campina Grande), respectivamente.

A proposta da ABIPTI é ministrar o Curso Básico em Elaboração, Avaliação e Acompanhamento de Projetos, capacitando os municípios a estimular o setor de C&T em suas bases de economia. “Cerca de 80% dos projetos que chegam ao MCT não passam do primeiro critério de avaliação técnica”, lamentou Leal.

Fórum
Este fórum foi criado em 2001 durante o Workshop “Políticas e Experiências Locais de C&T”, realizado em Vitória (ES). Sua missão é constituir-se como agente ativo da política nacional de C&T, considerada como meio e instrumento essencial para a melhoria da qualidade de vida da população e promoção do desenvolvimento sustentável. Atualmente, o fórum engloba 109 secretarias, sendo 6 municípios filiados da região Norte, 16 da Nordeste, 26 da Centro-Oeste, 48 da Sudeste e 13 da Sul. “O governo federal disponibilizou até o ano de 2011 cerca de R$ 40 bilhões para esta área, sendo que devemos ensinar os municípios a conquistar estes recursos”, destacou Ramos.

Parte significativa dos recursos federais e estaduais para financiamento da pesquisa tecnológica é oriunda dos fundos setoriais ou outros organismos em forma de editais. De um lado, essa prática reduz algumas dificuldades da seleção de projetos e estimula a competição sadia. De outro, o uso excessivo de editais tem introduzido vários problemas, entre os quais podem ser destacados: prevalência em projetos pequenos em detrimento de programas de longo prazo; reduzida influência do setor produtivo na elaboração dos editais; dificuldade dos proponentes na identificação de oportunidades de inovação e cooperação; e evidente ausência de critérios para seleção das propostas.

“É fundamental para o desenvolvimento deste país estimular a criação de gestores em C&T capazes de agregar aumento na geração de empregos com mão-de-obra altamente qualificada”, sintetizou Schettino.

Lição de casa
Reconhecida internacionalmente como a Capital da Tecnologia, São Carlos vem promovendo diversos eventos nesta área. Por determinação do prefeito Newton, o município foi inserido na Rede Mercocidades formada por 138 cidades filiadas do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia. Esta iniciativa gerou nos anos de 2004 e 2005 a Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas Municipais, com uma média de 6 mil visitantes por ano. A terceira edição, realizada no ano de 2007 em Montevidéu (Uruguai), difundiu para o continente sul-americano as pesquisas da UFSCar, USP, ParqTec e unidades da Embrapa.

Em setembro de 2007 foi criado o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Comciti) e o Fundo Municipal de Ciência e Tecnologia. Como complemento desta política, a cidade será integrada à Rede Comunitária de Educação e Pesquisa (Redecomep), prepara a instalação de um Galpão da Ciência, formará o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (Science Park e Eco Damha), finaliza as obras do Centro Tecnológico de Agricultura Familiar, elabora o Centro Tecnológico de Economia Solidária, projeta a implantação do segundo distrito do Centro Empresarial de Alta Tecnologia (CEAT) e lançou o portal do Centro de Inovação, Pesquisa e Assistência de Saúde (Citesc). “A UFSCar possui 68 teses de dissertação, entre mestrado e doutorado, focada exclusivamente nas particularidades de São Carlos”, informou o reitor Duarte Filho.

(25/03/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos