» FUTSAL: TROCA DE INGRESSOS ARRECADOU 3 TONELADAS DE ALIMENTOS PDF Imprimir E-mail



O Banco de Alimentos da Prefeitura, coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, em funcionamento junto à Central de Abastecimento Popular, no Pavilhão São Carlos Exposhow, recebeu mais de 3 toneladas de alimentos na sexta, dia 21, em virtude da troca de ingressos para o Desafio Internacional de Futsal entre as seleções do Brasil e da Costa Rica.

O jogo foi realizado no Ginásio Municipal de Esportes Milton Olaio Filho, numa promoção da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) com patrocínio do Banco do Brasil, Correios e Topper e com apoio da Prefeitura. Cada pessoa podia trocar 2 kg de alimentos não perecíveis por um ingresso.

Foram disponibilizados dois mil ingressos, e no total foram arrecadadas 3.016,465 quilos de alimentos, entre eles 712 kg de arroz, 1.029 kg de açúcar refinado, 417 kg de açúcar cristal, 321 kg de farinha de trigo, 144 kg de feijão, 201 kg de macarrão, 12 kg de café e 40,5 kg de fubá, além de óleo de cozinha, vinagre, sardinha em lata, molho de tomate, lentilha, sagu, polvilho, farofa temperada, milho para pipoca e mistura para bolo.

“Todos os alimentos arrecadados agora serão separados e distribuídos para as 11 entidades cadastradas. Os produtos serão disponibilizados mediante a progressividade de suas validades e em quantidade que atendam a demanda de cada entidade”, explicou Sérgio Dutra, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento.

Ainda segundo o secretário, o Banco de Alimentos é um importante instrumento da Prefeitura na luta contra o desperdício e no combate à fome. “Todos os produtos que processamos passam antes por uma inspeção da nossa equipe, formada por nutricionistas e técnicos em nutrição, portanto tudo que é distribuído é de ótima qualidade e apropriado para o consumo”.

Segurança alimentar
O Banco de Alimentos, implantado em 2005 com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, é uma iniciativa de abastecimento e segurança alimentar do governo federal em parceria com municípios com mais de 100 mil habitantes. O trabalho consiste na arrecadação de alimentos, provenientes de doações, por meio de articulação do maior número possível de parceiros do setor alimentício (indústrias, supermercados, varejões, feiras e centrais de abastecimento).

No Banco os alimentos são recepcionados, selecionados, porcionados, processados ou não, embalados e distribuídos gratuitamente, de forma a complementar as refeições diárias da população assistida. Em contrapartida, as entidades atendidas pelo programa participam de atividades de capacitação alimentar. Em São Carlos, os alimentos são provenientes de doações e também adquiridos junto aos produtores que fazem parte do projeto de compra direta local, ou seja, aqueles que possuem a DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Semanalmente são processados e congelados aproximadamente 800 quilos de alimentos e distribuídos 400 quilos para entidades assistenciais cadastradas.

As entidades que quiserem participar desse programa podem fazer o cadastro diretamente na Central de Abastecimento Popular, no Pavilhão São Carlos Exposhow, que fica ao lado dos prédios da CDHU ou pelo telefone 3368-7051. Uma das exigências é que a entidade tenha um local apropriado para preparar os alimentos, ou seja, precisa ter cozinha própria.

(25/03/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos