» CIDADE LIMPA PDF Imprimir E-mail

Com o saldo de 74.673 imóveis visitados e 100 bairros percorridos, a Prefeitura encerra nesta semana a 6ª edição do “Mutirão Cidade Limpa”, programa coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, com ações articuladas de todas as secretarias municipais, cujo objetivo é prevenir e eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O mutirão realizou corte de mato, sinalização de trânsito, tapa-buraco, limpeza de córregos e de áreas públicas, e ainda retirou 275 caminhões de entulhos que poderiam servir de criadouros do mosquito.





EQUIPES VISTORIARAM TERRENOS E RESIDÊNCIAS, ALÉM DE ORIENTAR MORADORES

A Prefeitura encerra nesta quinta, dia 20, a 6ª edição do “Mutirão Cidade Limpa”, programa coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, com ações articuladas de todas as secretarias municipais, que tem como objetivo prevenir e eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, durante os meses de calor intenso e de chuvas, que colaboram para a proliferação do mosquito da dengue e de outros insetos.

Segundo a Vigilância Epidemiológica (VIGEP), desde 24 de novembro do ano passado, 74.673 imóveis receberam a visita dos agentes de combate à dengue, que percorreram cerca de 100 bairros da cidade, promovendo a orientação dos moradores e vistoriando residências e terrenos.

Com o trabalho conjunto de todas as secretarias municipais, o mutirão realizou o corte de mato, sinalização de trânsito, tapa-buraco, limpeza de córregos e áreas públicas, notificação aos proprietários de imóveis particulares para limpeza de terrenos e retirada de 229 caminhões de objetos e utensílios que podem servir de criadouros do mosquito da dengue. Vale lembrar que terrenos sujos e objetos abandonados também podem servir de abrigo e proliferação de outros vetores como rato, barata e escorpião.

De acordo com informações da VIGEP, neste ano foram registrados na cidade 5 casos importados de dengue, de pessoas que viajaram para o nordeste do Brasil, Ubatuba (SP) e Ribeirão Preto (SP). Não há registro de caso autóctone, caracterizando transmissão na cidade.

Considerando a situação de alerta pelo aumento no número de casos de dengue nas cidades da região, como Araraquara, por exemplo, que já registrou 235 casos autóctones nos três primeiros meses deste ano, numa segunda etapa dentro da proposta de prevenção e orientação permanente, os agentes da Vigilância Epidemiológica retornaram às áreas mais críticas para efetuar a vistoria de 13.588 imóveis, retirando 46 caminhões de objetos e utensílios que poderiam servir de novos criadouros do mosquito.

Para o secretário municipal de Saúde, Arthur Pereira, é preciso “parabenizar o cidadão são-carlense que não vem medindo esforços no sentido de colaborar com a Prefeitura e apoiar as ações do mutirão permitindo que a nossa cidade pudesse manter por mais um ano os baixos índices de infestação do mosquito da dengue”.

Até o final desta semana, os bairros Santa Angelina, Arnon de Mello e Jardim Ipanema estarão recebendo o Mutirão Cidade Limpa, que atenderá ainda outras demandas em diferentes pontos da cidade já que a incidência de mato alto, buracos no pavimento asfáltico e alagamentos também é maior nesta época do ano, causando transtornos às famílias e grandes problemas de saúde pública.

É importante lembrar que todo caso suspeito de dengue deve ser comunicado à Unidade Básica de Saúde (UBS) ou de Saúde da Família (USF) mais próxima da residência do cidadão que fará a notificação. É a partir do caso suspeito que são desencadeadas as ações de controle e prevenção ao redor da casa e do local de trabalho da pessoa que pode estar infectada (atividade de bloqueio com busca ativa de febre), impedindo que se instale um foco de transmissão da doença no município.

(19/03/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos