» CIDADÃ HONORÁRIA PDF Imprimir E-mail

Em sessão realizada no salão social da Igreja Santo Antônio, a Câmara Municipal entregou o título de Cidadã Honorária de São Carlos à médica pediatra e sanitarista Zilda Arns, que também é fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Presente à cerimônia, o prefeito Newton Lima destacou o engajamento de São Carlos no cumprimento ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Zilda Arns elogiou os indicadores sociais da cidade e também pediu o apoio do poder público para o fortalecimento da Pastoral da Criança.



ZILDA ARNS RECEBEU UMA MEDALHA ALUSIVA AOS 150 ANOS

Na sexta, dia 14, a Câmara Municipal entregou o título de Cidadã Honorária de São Carlos à Dra. Zilda Arns, médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A concessão do título foi proposta pela vereadora Diana Cury e oficializada por Decreto Legislativo. A cerimônia, que aconteceu no salão social da Igreja Santo Antônio, foi acompanhada pelo prefeito Newton Lima, que enalteceu os indicadores sociais da cidade.

O prefeito lembrou do engajamento de São Carlos no cumprimento ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), bem como destacou os prêmios recebidos nos últimos anos. Um deles é o Prêmio Innovare – um dos mais reconhecidos da área – em que o NAI (Núcleo de Atendimento Integrado) foi classificado em 1º lugar na categoria “Juiz Individual”. O prêmio foi entregue ao juiz da Vara da Infância e Juventude, João Baptista Galhardo Júnior, em solenidade realizada em Brasília em dezembro de 2007. O NAI, que oferece atendimento especializado a menores em conflito com a lei, é uma parceria entre Prefeitura, Vara da Infância e Juventude, Ministério Público, governo do Estado e Salesianos.

Ao relembrar o trabalho de Zilda Arns no cuidado às crianças, o prefeito observou que a cidade da qual a médica é cidadã tem o menor índice de mortalidade infantil do Estado. A cada mil nascidos vivos, São Carlos registra 7,3 mortes, número abaixo ao estabelecido pela Organização Mundial de Saúde, que é de 10 mortes a cada mil crianças nascidas. “Queremos que a nossa filha mais dileta tenha orgulho de ser são-carlense”, resumiu o prefeito.

Zilda Arns disse que o baixo índice de mortalidade infantil é um bálsamo para sua alma. “É um privilégio saber desses números tão expressivos”, acrescentou. Ela também elogiou os programas de reabilitação de menores em conflito com a lei, como o NAI. “Promovendo a paz é que vamos ajudar a inibir a criminalidade”, explicou. “Com saúde e educação vamos construir uma sociedade mais solidária”, completou.

Zilda pediu o apoio do poder público para o fortalecimento da Pastoral da Criança na cidade. Newton Lima e o presidente da Câmara, Edson Fermiano, se comprometeram a ajudar a entidade com transporte e manutenção dos seus serviços. Newton também entregou uma placa à médica sanitarista como lembrança do título de cidadã honorária e uma medalha alusiva aos 150 de São Carlos.

(17/03/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos