» VÁRIAS ATIVIDADES MARCARAM O DIA INTERNACIONAL DA MULHER PDF Imprimir E-mail


O prefeito Newton Lima participou das atividades que movimentaram a Praça Maria Apparecida Resitano, defronte ao Mercado, no sábado, dia 8, nas homenagens ao Dia Internacional da Mulher. O “Dia Lilás na Praça”, promovido pela Seção de Atendimento à Mulher da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, apresentou atividades culturais que valorizam a expressão feminina na arte como danças, ginástica e shows, além de workshop de Lian Gong. A Prefeitura também disponibilizou uma tenda com orientação e prestação de serviços da Rede de Atendimento à Mulher, fornecendo informações sobre temas jurídicos e de saúde.

Newton cumprimentou as mulheres presentes e lembrou da mais recente conquista de São Carlos no combate ao câncer de mama, que foi a aquisição do mamógrafo junto ao Hospital-Escola Municipal “Dr. Horácio Carlos Panepucci”, capaz de realizar 400 exames por mês e já em pleno funcionamento. “Também não esquecemos das mães que ficam desesperadas quando seus filhos adoecem à noite, por isso, em pouco tempo, estaremos disponibilizando um pediatra 24 horas no Hospital-Escola”, divulgou a novidade.

Newton aproveitou a ocasião para anunciar a inauguração do Centro de Referência da Mulher no dia 24 de março. Com investimentos de R$ 156 mil vindos do governo federal, o centro vai atuar na prevenção e no combate das diferentes formas de violência contra a mulher e apoiar o atendimento àquelas que se encontram em situação de violência ou risco, além de oferecer orientação jurídica e terapia ocupacional.

O reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Oswaldo Baptista Duarte Filho, também prestigiou o evento. Ele destacou que a Universidade Federal de São Carlos tem uma importante ferramenta no combate à violência contra a mulher, que é o Laprev (Laboratório de Análise e Prevenção da Violência), que oferece, desde 2000, atendimento aos homens agressores, que são encaminhados ao laboratório pela Justiça ou pela Delegacia de Defesa da Mulher. Esse trabalho foi destaque, no último sábado, em uma matéria publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo.

A matéria expõe uma pesquisa das Universidades Federais de Pernambuco e de Santa Catarina, que alerta para a carência no Brasil de serviços para a reabilitação e educação de homens que agridem mulheres, apesar de unidades com esse perfil estarem previstas na Lei Maria da Penha. A reportagem enfatiza a importância e o pioneirismo do Laprev quanto ao cumprimento da lei, mesmo antes da sua criação, em 2006. "Nos orgulhamos de ter na UFSCar um trabalho respeitado e reconhecido no combate à violência contra a mulher", explicou o reitor.

Além da UFSCar, as primeiras iniciativas quanto ao tema partiram da ONG Instituto Noos do Rio de Janeiro, em 1994, e Instituto Papai, em Recife, além de outros trabalhos que começam a ser desenvolvidos em universidades. A secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Fátima Piccin, e a vereadora Silvana Donatti, que representou a presidência da Câmara Municipal, também compareceram às homenagens. “Tenho que ressaltar que esse dia se comemora a luta das mulheres na conquista de espaços, dos seus direitos e para viver em uma sociedade mais igual. Por isso o evento visa conscientizar a população para a questão da luta da mulher contra a violência”, finaliza Fátima.

(10/03/08)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos