» SAAE HOMENAGEIA MULHERES PELO DIA INTERNACIONAL DA MULHER PDF Imprimir E-mail


Nesta sexta, dia 7, o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Eduardo Cotrim, fez questão de homenagear as servidoras entregando-lhes flores e um cartão. Hoje, dos 450 servidores do SAAE, 90 são mulheres. “Pode ser um número pequeno, mas deve-se levar em conta que a maioria dos trabalhos no SAAE é pesado. “As trabalhadoras do SAAE têm demonstrado cada vez mais competência e dedicação. E também estão muito mais atentas e adaptadas às mudanças da vida moderna do que os homens”, declara Cotrim.

Falar que a mulher conseguiu seu espaço em muitos setores, com muita luta, coragem etc. é ficar no lugar-comum. “O importante é saber que temos muita briga pela frente, pois ainda há muita violência, preconceito, desigualdade profissional e outras coisas contra a mulher”, explica Gisele Donadoni, assessora de gabinete do SAAE há 1 ano.

E será que as pessoas sabem por que o dia 8 de março é oficialmente o Dia Internacional da Mulher?! Essa história começou em New York, em 1857, em uma mal-ventilada indústria têxtil, que ocupava os três últimos andares de um edifício de dez andares. Na Triangle Schirwaist Company, houve um incêndio exatamente nesse dia que envolveu 500 mulheres jovens, judias e italianas imigrantes, que trabalhavam precariamente, com o assoalho coberto de materiais e resíduos inflamáveis, o lixo amontoado por todas as partes, sem saídas em caso de incêndio, nem mangueiras para água.

Para impedir a interrupção do trabalho, a empresa trancava a porta de acesso à saída. Quando os bombeiros conseguiram chegar onde estavam as mulheres, 147 já tinham morrido, algumas carbonizadas e outras que, por desespero, pularam as janelas. Após essa tragédia, nomeou-se a Comissão Investigadora de Fábricas de New York, que já tinha sido solicitada há 50 anos! E assim começaram a ser criadas as legislações de proteção à saúde e à vida das trabalhadoras. Ao funeral das operárias mortas no incêndio, estavam presentes 120.000 trabalhadoras.

No Brasil, quem instituiu os direitos trabalhistas e, por conseqüência, os direitos das mulheres foi o presidente Getúlio Vargas. Em 1939, criou a Justiça do Trabalho, promulgou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), instituiu o salário-mínimo e outros direitos do trabalhador, como carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e férias remuneradas. Além disso, antes de 1939, em 24 de fevereiro de 1932, eliminou todas as restrições às mulheres e, por meio do Decreto nº 21.076, instituiu o Código Eleitoral Brasileiro, em que o artigo 2 disciplinava que era eleitor todo cidadão maior de 21 anos, sem distinção de sexo.

E, para terminar a matéria e homenagear todas as mulheres, nada melhor do que palavras de uma representante da classe, que sempre esteve à frente de seu tempo em todos os sentidos, corajosa, mãe, excelente compositora e cantora, que detestava hipocrisias e sempre lutou pela verdadeira valorização da mulher, desvinculada de padrão de beleza e exploração do sexo. Quem é essa mulher? “Sou rainha do meu tanque/sou Pagu indignada no palanque”, “Não sou atriz, modelo, dançarina/Meu buraco é mais em cima...”. Obrigada, Rita Lee! Obrigada a todas as mulheres que lutaram corajosamente para que hoje vivêssemos tempos um pouco melhores!

(07/03/08)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos