» MEIO AMBIENTE: CURSO FORMA AGENTE AMBIENTAL COMUNITÁRIO PDF Imprimir E-mail


Na noite de quarta, dia 5, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, iniciou o I Curso de Agente Ambiental Comunitário na Estação Comunitária (ECO) do bairro Jardim Gonzaga. Em parceria com a Fundação Educacional São Carlos (FESC), que colabora com o suporte pedagógico via Universidade Aberta do Trabalhador (UNITrabalhador), este curso busca fornecer ao aluno subsídios para que ele reconheça os problemas socioambientais de sua comunidade, apresentando soluções adequadas e elaborando um projeto de desenvolvimento estratégico para melhorar a qualidade de vida deste espaço.

“O cidadão que consegue identificar as potencialidades e particularidades geográficas de seu habitat consegue reunir sua vizinhança e elaborar planos para eliminar as barreiras ambientais, econômicas e histórico-culturais”, observou o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal, durante a aula inaugural.

Dividido em dois módulos, este curso é destinado a todos os interessados com idade mínima de 16 anos. Este primeiro módulo será encerrado no dia 31 de maio, com aulas todas as quartas-feiras, às 19h, e um sábado por mês, às 9h. O conteúdo desse programa é teórico-prático, totalizando uma carga horária de 48 horas.

O segundo módulo será iniciado no mês de julho, se estendendo até dezembro. Nesta etapa, o aluno terá um prazo de seis meses para desenvolver um projeto, contabilizando carga horária de 240 horas. “Os quatro melhores alunos do primeiro módulo ganharão uma bolsa monitoria no valor de R$ 190,00 por mês, para acompanhar os projetos que serão desenvolvidos pelos colegas”, informa o vice Leal.

Visão preventiva e combativa
O futuro agente terá conceitos fundamentais de educação ambiental e dos aspectos socioambientais da bacia hidrográfica do rio Monjolinho e da microbacia hidrográfica onde seu bairro está inserido. As aulas práticas terão saídas a campo na microbacia mais próxima da região, dando importante subsídio para melhor compreensão do programa teórico. Todo conteúdo deste curso será discutido em seis temas centrais: histórico da ocupação, água, flora, fauna, resíduos sólidos e planejamento urbano. “A existência de um agente deste perfil nos bairros será crucial para os dias de hoje, quando, cada vez mais, os problemas ambientais estão dificultando a rotina diária de toda uma comunidade”, adverte o diretor do Departamento de Política Ambiental, Paulo Mancini.

(06/03/08)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos