» SAÚDE PDF Imprimir E-mail

Ao lado de outras autoridades, o secretário municipal de Saúde, Arthur Pereira, e a vice-reitora da UFSCar, Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil, participaram da solenidade de abertura da 2ª turma de Residência Multiprofissional em Saúde e Residência Médica em Medicina em Saúde da Família e Comunidade. São 82 residentes multiprofissionais de saúde – enfermeiros, cirurgiões-dentistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas e educadores físicos – e três novos residentes médicos que passam a atender a população nas 11 Unidades de Saúde da Família do município.



USFS GANHAM REFORÇO DE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS E MÉDICOS

O secretário municipal de Saúde Arthur Pereira, acompanhado da vice-reitora da UFSCar, Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil, da coordenadora da Escola Municipal de Governo, Elisete Pedrazzani, da coordenadora da residência-multiprofissional em saúde da família, Marilda Siriani de Oliveira, do coordenador de residência médica, Marcelo Marcos Piva Demarzo, do diretor do Centro de Ciências Biológicas da Saúde na UFSCar, José Alberto dos Santos, e do representante dos residentes, Bruno Bechara, além dos próprios residentes, participaram na manhã desta segunda, dia 11, no Anfiteatro Bento Prado, na UFSCar, da solenidade de abertura da 2ª turma de Residência Multiprofissional em Saúde e Residência Médica em Medicina em Saúde da Família e Comunidade.

Na prática, são mais 82 residentes multiprofissionais de saúde (8 enfermeiros, 6 cirurgiões-dentistas, 7 farmacêuticos, 7 fonoaudiólogos, 3 assistentes sociais, 2 psicólogos, 2 terapeutas ocupacionais, 2 fisioterapeutas, 2 nutricionistas e 2 educadores físicos), além dos 41 residentes de 2º ano e 3 novos residentes médicos que estarão atendendo os usuários do Sistema Municipal de Saúde nas Unidades de Saúde da Família do município.

A residência, que teve início na UFSCar em 2007, é uma iniciativa que consolida a parceria dos cursos da área de saúde da universidade com a Rede Escola de Cuidado à Saúde do Município de São Carlos. E ao mesmo tempo em que cuida da saúde da população, forma profissionais que têm contato direto com a população a ser atendida.

O curso é realizado em dois momentos: o presencial, discutindo casos a partir de problemas com discussões em grupos de cerca de 10 alunos por preceptor, distribuídos em diversos departamentos da UFSCar absorvendo, entendendo e adquirindo equipamentos e conhecimento teórico, e as atividades práticas nas Unidades de Saúde da Família sob supervisão dos profissionais do serviço municipal de saúde (tutores) e preceptores (teórico/prático).

Parceria
A vice-reitora explica que “a parceria da UFSCar com o município é preciosa para que possamos atender a população dando o cuidado à saúde a que ela tem direito e formando os profissionais na perspectiva da saúde da família, programa que tem revolucionado e mudado o conceito de cuidado a saúde da população”.

O secretário de Saúde lembra que São Carlos tem a diretriz de construção da Rede Escola de Cuidado à Saúde pela parceria UFSCar/Prefeitura, para que “nessa rede todos possam aprender, serviço-universidade, a população no sentido de melhorar e ampliar o cuidado em saúde da comunidade”. Os residentes, segundo o secretário, já são profissionais formados e um incremento de recursos humanos à Secretaria Municipal de Saúde, atuando junto às unidades de saúde cuidando das pessoas.

O coordenador de residência médica reforça que a residência médica qualifica os profissionais para atuarem junto a uma população conhecida, “vindo ao encontro da proposta atual do SUS, prevendo que a atenção primária próximo às pessoas seja estratégica no processo da reorganização da porta de entrada do sistema de saúde”, diz Marcelo Demarzo.

Marilda Siriani de Oliveira, também diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, acha que são basicamente dois os benefícios da formação e inserção dos novos profissionais na rede de saúde: “formar profissionais para atuar no SUS em qualquer lugar do país, como determina o Ministério da Saúde para a atenção básica, e estratégia da saúde da família. Localmente são profissionais de 11 diferentes áreas de saúde que vão dinamizar a atenção básica sob a forma de apoio ao cuidado para todas as famílias das USF do município”.

(11/02/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos