» 2ª VOLTA CICLÍSTICA DO FUTURO REUNIU PROMESSAS DO CICLISMO PDF Imprimir E-mail


Equipe Feminina de São Carlos teve boa
participação na Volta do Futuro de Ciclismo.Ferraz e Mazzaron entregam camisa ao
líder juvenil.Largada das categorias Júnior e feminino.
As grandes promessas do ciclismo brasileiro estiveram em São Carlos no último final de semana, dias 1º, 2 e 3, participando da 2ª Volta Ciclística do Futuro. O evento promovido pela da Federação Paulista de Ciclismo (FPC) e Prefeitura de São Carlos com apoio do Parque Eco-Esportivo Damha reuniu atletas das categorias juvenil (15 e 16 anos), júnior (17 e 18 anos) e feminino (acima de 18 anos).

São Carlos participou da prova com a equipe feminina da Prefeitura/Associação São-Carlense de Ciclismo/Rios Bike/Microsigol, composta por Giovana Cruz Corsi, Manuela Tessarin, Rosilene Bueno e Silvia Helena Fusco, que acabou abandonando a competição devido a uma contratura.

Na sexta-feira (1º) aconteceram as provas contra-relógio e de circuito no Damha, enquanto no sábado e domingo, os ciclistas percorreram os distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia.

A primeira atleta da equipe a largar na sexta-feira foi Giovana Cruz Corsi que acabou não tendo muita sorte. Logo após a descida da rampa sua sapatilha escapou do pedal o que a levou a uma queda. Mesmo com as escoriações nos braços e pernas e com a roda dianteira severamente entortada, levantou e continuou a prova, completando-a em 10 minutos e 34 segundos, conseguindo a 18a posição na colocação geral.

Manuela Tessarin fechou em 10 minutos e 43 segundos e Rosilene Bueno em 11 minutos e 15 segundos. O destaque da equipe ficou com Silvia Fusco, que, mesmo correndo com uma bicicleta emprestada, fechou a prova em 10 minutos e 04 segundos, conquistando o 9o lugar.

A segunda etapa foi realizada no mesmo circuito às 14h de sexta-feira e consistia em 62 km divididos em 10 voltas, uma prova que castigava pelo calor e pelo já acumulado desgaste da manhã.

Logo na segunda volta o pelotão principal se dividiu em pequenos blocos, Silvia permanecia em ótima colocação até a 7a volta quando uma contratura na região dorsal a tirou da prova com muitas dores. Giovana, Manuela e Rose terminaram respectivamente na 20a, 22a e 24a colocações.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Edson Ferraz, esteve na manhã do sábado em Água Vermelha para acompanhar a largada da prova que foi até Santa Eudóxia. Juntamente com o presidente da FPC, Marcos Mazzaron, o secretário fez a entrega da camisa do líder da prova da categoria juvenil. “O ciclismo é uma modalidade que chama muito a atenção do público e, em especial, na nossa cidade. Por isso trouxemos essa prova para cá”, informou.

A prova de sábado foi a mais longa, consistindo em 2 voltas completas entre Água Vermelha e Santa Eudóxia, em um total de 84 km. Com o desfalque de Silvia, a equipe se reuniu e junto com as atletas, os dirigentes Rodrigo Pavão e Arthur Rogelius e o treinador Edílson de Oliveira traçaram a nova estratégia. E deu certo! Após os 20 km iniciais o pelotão se dividiu e as atletas de São Carlos se uniram para pedalar. Foram quase 60 Km revezando a frente e apertando o passo para até os últimos metros alcançarem varias atletas e conquistarem melhores posições. Nesta etapa, marcada pelo calor, fortes subidas e desistências, Giovana acabou na 12a colocação, Manuela na 14a e Rose 18a.

No domingo, último dia de competição, o cansaço de todos era evidente e junto com a largada veio a chuva. O pelotão, reduzido pelas inúmeras desistências, iniciou deixando a impressão que todos tentariam se dosar um pouco, já cansados e cautelosos devido ao asfalto escorregadio e a baixa visibilidade.

No entanto, logo os ataques começaram, a atleta Ana Paula Elyas (A TribunaUnilus) e Sônia Dorigo (Memorial Santos) ambas da cidade de Santos atacaram na terceira volta e abriram vantagem de 3 minutos e 27 segundos do pelotão, no sprint final Sônia venceu.
Na classificação final a vencedora da Volta foi Valquiria Bento Pardial (A Tribuna/Unilus) seguida da mineira Fernanda da Silva Souza e por Camila Coelho (Cesc/Sundown/N Caixa/São Caetano).

A equipe de São Carlos faz um balanço positivo desta primeira competição do ano. Apesar de não constar inicialmente do calendário de competições, a Volta Ciclística do Futuro foi muito importante, tanto para que as atletas conquistassem ritmo de prova e experiência, competindo contra as melhores ciclistas do país, como para os dirigentes, analisarem as melhores estratégias de prova e para que o treinador, Edílson de Oliveira, avaliasse as deficiências e pontos a serem melhorados nos treinamentos.

“Nosso principal objetivo é a conquista dos Jogos Regionais, que este ano serão disputados na cidade de Lins, e para isso vamos treinar muito até o mês de julho”, revelou Edílson.

(07/02/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos