» CARNAVAL FELIZ CIDADE PDF Imprimir E-mail

Aproxidamente 80 mil pessoas prestigiaram a folia de momo na avenida Trabalhador São-carlense, nos bairros e nos distritos. Segundo a Polícia Militar, Guarda Municipal e Defesa Civil nenhum incidente foi registrado nos cinco dias de festa. A escola de samba Rosas Negra sagrou-se campeã do Carnaval 2008, que foi acompanhado por centenas de famílias. Apresentações de grupos musicais e de luxuosas fantasias completaram os festejos.








CARNAVAL DE SÃO CARLOS BATE RECORDE DE PÚBLICO

O Carnaval Feliz Cidade 2008, promovido pela Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio do Departamento de Artes e Cultura, que englobou a festa nos bairros e o desfile na avenida Trabalhador São-carlense, foi assistido por um público de cerca de 80 mil pessoas, segundo estimativas da Polícia Militar.
A festa nos bairros Cidade Aracy, Maria Stella Fagá, Jóquei Clube, Santa Felícia, e nos distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia teve a participação de mais de 10 mil pessoas, que se divertiram ao som das bandas Los Pernas, Samba Astral, Mania da Gente, Bambahia e Sheila Lima.

No domingo (3) quem abriu o primeiro dia de desfile, debaixo de forte chuva, foi a Acadêmicos do Aracy, que em seu enredo tratou da discriminação com o título: “Chega de discriminação, sou Aracy... sou povão”. Em seguida, já sem chuva, veio a Rosas Negra. Eles trouxeram para a avenida a história da cerveja, que era servida aos Deuses Egípcios, sob o tema: “Do Egito ao agito, o néctar dos Deuses”.

A Padre Faustino falou sobre liberdade, democracia e a luta contra a desigualdade social com o enredo: “Liberdade, miscigenação, sangue é o preço de um resgate”, e encerrando de desfile das escolas da cidade, a Rosa de Prata contou a trajetória da dupla sertaneja são-carlense, João Carlos e Bruno.

Nenê levanta o público
Fechando a primeira noite em grande estilo, o público conferiu o desfile da escola de samba paulistana, Nenê de Vila Matilde, que além de parte da bateria, trouxe para São Carlos 9 alas.
Com o enredo “Um vôo da Águia como nunca se viu! Também somos folclore do nosso Brasil”, uma homenagem ao historiador, folclorista, antropólogo, advogado e jornalista brasileiro Câmara Cascudo, a Nenê agitou o público, que só deixou a avenida Trabalhador São-carlense depois que a escola da Capital terminou de desfilar, na madrugada de segunda-feira.

Na terça-feira (5), a ordem do desfile das escolas de samba foi a mesma do domingo, sendo que na abertura o público acompanhou os carnavalescos da cidade, que exibiram na avenida do samba luxuosas fantasias.

Carnaval da família
O que se viu na avenida Trabalhador São-carlense, nos dois dias de desfile, foi um grande número de famílias prestigiando a festa, cantando e torcendo pelas escolas de samba.

De acordo com o prefeito Newton Lima, a festa deste ano consolida o carnaval de São Carlos como um dos melhores da região. “O que nós vimos na avenida mostra que a população da nossa cidade gosta de Carnaval e, o mais importante, tudo dentro da mais perfeita ordem”, festejou.


Rosas Negra é a campeã do carnaval 2008
A apuração do Carnaval Feliz Cidade aconteceu na manhã desta quarta-feira (6), no ginásio municipal de esportes “José Eduardo Gregoracci, no Santa Felícia, quando foram abertos os envelopes com as notas dos jurados que analisaram os quesitos: alegoria e fantasia, letra do samba e enredo, harmonia e evolução, bateria e melodia, comissão de frente e mestre sala e porta bandeira.

Com 93,5 pontos, a escola de samba Rosas Negra sagrou-se campeã do carnaval de São Carlos. A disputa com Rosa de Prata foi equilibrada e a decisão saiu nos quesitos bateria e melodia, quando a Rosas Negra tirou 10 e a Rosa de Prata dois 9,5 em ambos.

O anúncio oficial do resultado deu início à festa da torcida da escola de samba da zona leste de São Carlos, que acompanhou de perto a apuração. A Comissão Municipal do Carnaval entregou os troféus à Rosas Negra, Rosa de Prata (2ª colocada com 92,5 pontos) e à Padre Faustino (3ª colocada) com 89 pontos.

Jairo Sergio Correa de Brito, presidente da Rosas Negra, disse que o título veio com muita luta. “O título foi um prêmio pelo nosso trabalho. No final do ano o meu pai, um dos fundadores da escola, faleceu e nós pensamos até em não desfilar”, informou. Ele dedicou o título ao pai e à comunidade.

A escola de samba Acadêmicos do Aracy terminou na 4ª colocação com 69,5 negativos, devido à perda de 142 pontos por deixar de cumprir alguns itens do regulamento tais como: inscrição de apenas duas candidatas no concurso de Rainha do Carnaval, quando o número mínimo era três, número menor de baianas e número menor de componentes no geral.

No próximo dia 15, a Comissão municipal de Carnaval fará a entrega do prêmio em dinheiro para as 4 escolas de samba.

(06/02/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos