» FEBRE AMARELA: SÃO CARLOS TEM POSTO DE VACINAÇÃO REGIONAL PDF Imprimir E-mail

Considerando a situação vivenciada pelo país, em relação ao aumento da procura por imunização contra febre amarela, bem como a necessidade de otimizar as doses, priorizando os usuários com deslocamentos previstos para as áreas de risco, a Secretaria Municipal de Saúde, por recomendação do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) e da Secretaria Estadual de Saúde, acaba de ser relacionada como Posto de Vacinação Regional contra a febre amarela.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o município organizou, em caráter provisório, um novo Posto de Vacinação, em substituição ao instalado na Unidade Básica da Vila São José. A partir de agora a vacinação será realizada no Centro Municipal de Especialidades, na rua Amadeu Amaral, 555, na Vila Isabel, com aplicação da vacina de segunda à sexta, das 13h às 18h, para os usuários de São Carlos e de outras 5 cidades da microrregião (Ibaté, Descalvado, Dourado, Ribeirão Bonito, Porto Ferreira).

O Sistema Municipal de Saúde, em situação de normalidade, vinha aplicando cerca de 20 vacinas/mês contra a febre amarela. Nos últimos dias, a média passou para 400 vacinas/dia, totalizando 4 mil doses desde o início deste ano. Na tarde desta terça, dia 29, a Vigilância Epidemiológica de São Carlos (VIGEP) recebeu 300 doses contra febre amarela para imunizar os usuários de São Carlos e região, mas a aplicação da vacina, por determinação da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, terá critérios para aplicação, reforçando a indicação de vacina somente para os viajantes que se dirigirem para as áreas afetadas, sem comprometer o abastecimento do estoque da VIGEP.

Vale lembrar, por exemplo, que não é indicada a revacinação em período inferior a 10 anos da última dose, dado que o uso da vacina fora da recomendação técnica pode trazer reações indesejadas, como hipersensibilidade. A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica de São Carlos, Edél Zóia, explica que o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde recomendaram aos profissionais de todo o país restrição e triagem detalhada para as indicações da vacina contra febre amarela para as pessoas que se deslocarem para as regiões de risco. “Houve um grande aumento pela procura e também no número de reações dessa vacina”, disse.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos quer, dessa forma, além de cumprir as normas do Ministério da Saúde, garantir que a vacina seja fornecida para quem realmente precisa e ter o controle para que não haja fornecimento desnecessário ou apareçam casos de reações vacinais.

Casos de febre amarela no país
Segundo dados do Ministério da Saúde, até o último dia 25 deste mês a situação epidemiológica no país é de quarenta e uma notificações de casos suspeitos de febre amarela silvestre. Destes, dezenove casos foram confirmados, dos quais dez evoluíram para óbito e nove tiveram cura. Outros dezoito casos foram descartados para febre amarela e quatro permanecem em investigação. Os prováveis locais de infecção dos casos confirmados ocorreram em áreas silvestres de Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

(29/01/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos