» CONFRATERNIZAÇÃO REÚNE MAIS DE 90 MENORES APRENDIZES PDF Imprimir E-mail





Com o intuito de valorizar o capital humano, tanto dos funcionários de carreira quanto dos colaboradores externos, a Secretaria Municipal de Administração de Pessoal organizou uma reunião de confraternização com cerca de 90 menores aprendizes do Círculo Amigos do Menino Patrulheiro Dr. Marino da Costa Terra (CAMP), que prestam seus serviços em todos os departamentos, unidades e seções da Prefeitura.

“A participação desta garotada em nossa organização pública permite um aprendizado entre todas as partes, onde o jovem adquire uma experiência profissional e os servidores revigoram o seu ambiente de trabalho”, observa o secretário municipal de Administração de Pessoal, Roberto Menezes.

O evento contou com a participação da ginecologista Carla Polido, que atende na rede municipal de saúde. A médica ministrou uma palestra sobre métodos contraceptivos, cujo tema se torna essencial para uma orientação sexual no início da juventude. Em seguida, a secretária municipal de Infância e Juventude, Rosilene Mendes dos Santos, falou sobre todos os projetos que estão sendo desenvolvidos pela atual administração, colocando sua pasta à disposição no auxílio de qualquer problema que algum menor aprendiz possa sofrer.

Ao final foram sorteados aparelhos MP4 e pacotes de chocolates entre os presentes. “O prefeito Newton sempre deixou claro para seu secretariado que uma de suas prioridades é criar novas oportunidades profissionais, sendo este é o melhor caminho para desviar o jovem do mundo da criminalidade”, enfatiza a secretária Rosilene.

Parceria
O Programa de Profissionalização Juvenil apresentado pela Prefeitura em colaboração com o CAMP tem o principal objetivo de estabelecer melhores perspectivas através do encaminhamento do jovem como aprendiz no mundo do trabalho e, sobretudo, qualificar a inclusão social dos adolescentes que estejam vivendo situações de vulnerabilidade pessoal e social. A proposta é receber jovens de 14 a 18 anos incompletos, de ambos os sexos, preferivelmente oriundos de bairros periféricos, que estejam freqüentando no mínimo a 8ª série do Ensino Fundamental.

Este projeto também exige que o aprendiz apresente um bom desempenho escolar. O vínculo entre as partes se encerra quando o aprendiz completa 18 anos, sendo assegurado todos os direitos trabalhistas e previdenciários previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). “Nós estamos organizando um banco de currículos destes jovens, cuja meta é distribuir para todas as empresas da cidade, onde eles terão a chance de projetar um futuro profissional”, informa o secretário Menezes.

(19/12/07)