» VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: CURSO CAPACITOU PROFISSIONAIS DA ÁREA PDF Imprimir E-mail





A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, em parceria com o Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (Laprev) da Universidade Federal de São Carlos, realizou o curso “Capacitação Casa Abrigo”, cujo objetivo foi reestruturar o atendimento da Casa Abrigo “Gravelina Terezinha Lemes” e o trabalho realizado com a questão da mulher vítima de violência doméstica e seus filhos.

Segundo a chefe de Divisão de Proteção Social Especial, Solange Camargo Donattoni Ramiro, esse curso, que teve nove encontros, mostra a atenção que a Secretaria de Cidadania tem com a qualificação dos funcionários. “Na proteção especial, a gente tem uma preocupação muito grande em qualificar o trabalho, melhorar os atendimentos, contribuir com aquilo que o usuário precisa”, disse Solange.

De acordo com a coordenadora do Laprev, Lúcia Calvacante de Albuquerque Willian, o curso capacitou os participantes com atividades teóricas e práticas para que elas pudessem entender mais sobre a violência doméstica, violência de gênero e ajudar na compreensão de como a vítima chegou à Casa Abrigo, quais os seus problemas, e assim ter uma melhora no atendimento.

O curso teve uma palestra inicial com uma pesquisadora canadense que trabalha com uma Casa Abrigo em seu país. Depois foram abordados a violência doméstica, os motivos da agressão, o perfil do homem violento, por que a mulher permanece com um homem violento, e fatores e crenças que encorajam e perpetuam essa violência.

“No curso nós estudamos o caso da Gravelina, que dá nome para a casa. Todos leram a história dela, e então nós analisamos o impacto que a violência tem em toda a família, mas especialmente nas crianças. Foi mostrado qual o efeito da violência doméstica nos filhos, e estudamos a prevenção de violência, estratégia de apoio e, finalmente, como combater o estresse do trabalho”, explica Lúcia.

Participaram do curso cerca de 20 pessoas que têm alguma função e alguma relação com o trabalho da Casa Abrigo e de violência familiar, como os funcionários da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, da Guarda Municipal, NAI (Núcleo de Atendimento Integrado), DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), Fórum Criminal, Conselho Tutelar e Universidade Federal de São Carlos.

(18/12/07)