» KING’S COLLEGE CHOIR PDF Imprimir E-mail
Apresentação encantou o público.





CORO É UM DOS MAIS ANTIGOS E FAMOSOS DO MUNDO

O público que lotou a Catedral de São Carlos na noite de quinta, dia 13, se encantou com a apresentação do King’s College Choir, coro da Capela do King's College de Cambridge (Inglaterra), composto por 16 crianças, 14 adultos e 2 organistas, e que foi criado no ano de 1441 pelo rei Henrique VI. A atração internacional, que fez apenas três apresentações no Brasil, sendo duas na capital paulista, pagas, e uma com entrada franca em São Carlos, foi uma promoção da Prefeitura, Associação São Carlos Presente e Futuro, com o apoio da British Council, Cultura Inglesa, EPTV e TAM.

Sob a regência do diretor musical e maestro Stephen Cleobury, o King’s College Choir apresentou um repertório de músicas sacras, entre elas Alleluia, I heard a voice, Christe, qui lux; Hosanna to the Son of David; Civitas sancti tui; O sing unto the Lord; Fantasia (Tone 2, solo de órgão); Cantate Domino; Virga Jessé; Es ist das heil. O coro também interpretou músicas de autores consagrados, casos de Lobet den herrn e Prelúdio e Fuga em dó maior, BWV. 870 (solo de órgão), do compositor alemão Johann Sebastian Bach.

As músicas natalinas também fizeram parte da apresentação: A child is born; In dulci jubilo; A spotless rose; Dormi, Jesu!; A babe is born; e Sai sveta nakti, canção tradicional com arranjo de Stephen Cleobury. Para encerrar a apresentação, o King’s College Choir interpretou, em português, a música natalina “Anoiteceu”. Neste momento o público que estava dentro da Catedral e o que ficou do lado de fora, acompanhando por um telão, se emocionou. No final, aplausos entusiasmados para o coro inglês que, com a apresentação em São Carlos, se despede do Brasil.

O prefeito Newton Lima compareceu ao evento acompanhado da primeira-dama Ana Lima, do vice-prefeito Emerson Leal, da diretora do Departamento de Artes e Cultura, Telma Olivieri, e do presidente da Associação Comercial e Industrial de São Carlos, José Eduardo Casemiro. Como forma de homenagear o coro pela belíssima apresentação, Newton Lima entregou ao maestro Stephen Cleobury uma medalha comemorativa do sesquicentenário de São Carlos.

Newton fez questão de destacar que o espetáculo foi mais um presente no ano em que a cidade comemorou 150 anos e também para o Natal dos são-carlenses. “Uma maravilha. É assim que eu defino essa apresentação que vai ficar marcada para sempre na história de São Carlos”, concluiu.

(14/12/07)