» PREFEITO LANÇA 1º CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DO PAÍS PDF Imprimir E-mail

O prefeito Newton Lima dá posse nesta sexta, dia 14, aos 88 membros do poder público e da sociedade que vão compor o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Comdes). A solenidade está prevista para começar às 9h30, na Fazenda São Miguel. O chamado “Conselhão” tem a finalidade de assessorar o Executivo na formação de políticas de desenvolvimento econômico e social para os próximos 20 anos.

É o primeiro conselho municipal do país que trata de planejamento econômico e social. As únicas experiências conhecidas nesse sentido são do conselho nacional criado pelo presidente Lula e do conselho estadual de Pernambuco, instituído pelo governador Eduardo Campos. A solenidade será precedida de palestras e mesas-redondas. Às 10h30, o empresário e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República, Antoninho Marmo Trevisan, debate as experiências do CDES ao longo de sua criação.

Às 11h, o prefeito e presidente do Comdes, Newton Lima, o sub-chefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, e o diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA), Sérgio Mascarenhas, vão discutir os desafios dos municípios para as próximas duas décadas.

Às 12h o secretário de Fazenda Gilberto Perre lança a revista Finanças do Município de São Carlos e por volta das 12h15 o assessor especial da Presidência da República, César Alvarez, fará a leitura da carta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos são-carlenses pela passagem do sesquicentenário, que será depositada na cápsula do tempo, que será lacrada às 12h30. Nela existirão fotos, jornais e documentos que lembram a comemoração dos 150 anos de São Carlos.

Cápsula do Tempo
A Cápsula do Tempo será depositada pelo prefeito Newton Lima e demais autoridades locais na Urna do Bicentenário nesta sexta, dia 14, às 18h30, no Paço Municipal – Edifício Sesquicentenário, localizado na rua Episcopal, 1.575, no centro, para ser aberta daqui a 50 anos. A cápsula foi projetada pelo engenheiro José Guilherme Sabe, da empresa Equitron Automação Eletrônico Mecânica, de São Carlos e possui capacidade para 20 litros. Após ser fechada passará por um processo que retirará o ar de seu interior e introduzirá nitrogênio gasoso.

O procedimento é considerado o mais moderno na técnica de conservação de documentos, pois retira todas as bactérias que poderiam causar danos aos documentos. Segundo a presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo, serão colocados na urna documentos, fotos e os jornais do dia. O objetivo é que no ano de 2057 a sociedade, assim como as autoridades, possam saber das diversas preocupações e realizações da cidade durante o ano do Sesquicentenário.

(13/12/07)