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Três projetos entre os vinte melhores do Estado.




PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL: TRABALHOS FORAM CLASSIFICADOS PARA A FASE ESTADUAL

São Carlos conseguiu classificar três trabalhos entre os 20 melhores do Estado de São Paulo na área de Educação Infantil, dentro do II Prêmio Professores do Brasil, realizado por meio de uma parceria do Ministério da Educação (MEC) com o Conselho Nacional de Secretários de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais, Fundação Bunge e Fundação Orsa.

O prêmio foi criado para ser mais um mecanismo de fortalecimento da educação básica, ou seja, compreendendo a infância como uma fase do desenvolvimento humano que inclui a educação infantil e as séries/anos iniciais do ensino fundamental, respeitando-se, em ambos os segmentos, sua especificidade. O objetivo do prêmio, que em 2007 contou com 1.564 experiências inscritas, é valorizar o trabalho dos bons professores e divulgar suas práticas como exemplo para outras escolas de educação infantil e ensino fundamental das redes públicas de ensino que vêm desenvolvendo experiências pedagógicas relevantes.

De São Carlos foram classificados os trabalhos “Uma visita muito especial: Histórias de uma princesas angolana” com crianças de 3 e 4 anos no CEMEI Casa Amarela do bairro Cidade Aracy, projeto da professora Vivian Priscila dos Santos; “Educação Física na Creche” com crianças de 2 e 3 anos no CEMEI João Paulo II no Jardim Pacaembu, projeto da professora Marta Helena Contri Lopes; e o “Projeto Livros: Contribuindo para o desenvolvimento da fala, da competência artística e para a formação de leitores”, com crianças de 1 ano e meio do CEMEI José Marrara no Jardim Bandeirantes, projeto das professoras Gabriela Guarnieri de Campos Tebet e Lílian M. M. de Andrade.

Para a secretária municipal de Educação e Cultura, Géria Montanari, mesmo que os projetos de São Carlos não tenham sido classificados para a fase final, o resultado demonstra o investimento que o município vem fazendo na educação infantil. “A gente percebe o empenho dos profissionais, as formações que são dadas, o acesso a informações especificas das quais os projetos trataram e que agora é compartilhada não só com as crianças, mas com as famílias. É um avanço importante que eu espero que a gente possa daqui para frente estar servindo de referência”, festejou.

Educação Física nas Creches
O projeto de Educação Física nas Creches da rede Municipal de Educação de São Carlos objetivou a estimulação precoce nos pequenos, utilizando-se de todo o rico arsenal que contemplam e são baseadas as aulas de educação física infantil. Com as mudanças que a Educação Infantil vem passando nos últimos tempos, com as creches deixando de ser assistencialistas para ser um lugar onde as crianças recebem, além dos cuidados de higiene, alimentação, sono, também aprendizagem visando seu crescimento sadio de forma a desenvolvê-la nos seus aspectos cognitivo, afetivo, físico e social, tornou-se necessário que aulas dirigidas de educação física, ministradas por professores formados, fizessem parte da rotina diária das creches, como ocorre com a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio da nossa cidade.

Partindo da literatura que trata sobre as fases de desenvolvimento humano e da experiência de trabalho, foi definida a rotina das aulas (duração de 35 min, com duas aulas semanais), as dimensões humanas a serem trabalhadas (cognitiva, afetiva, social, física e lingüística), as atividades adequadas à idade das crianças e o material necessário para a aplicação das aulas.

Durante as aulas as crianças são conduzidas de forma a expressarem sua criatividade tanto corporal quanto verbal, desenvolver/treinar habilidades motoras inatas e adquirir novas, questionar, buscar soluções, interagir com o outro, respeitar e propor novas regras, aprender sobre valores, conhecer seu corpo nas partes e no todo, cuidar do corpo (higiene, alimentação), cuidados com o meio ambiente e ambiente escolar.

Os resultados com as crianças foram além dos esperados e superando em muito as expectativas iniciais. As aulas vêm contribuindo para o desenvolvimento das crianças nos seus vários aspectos, despertando o gosto por atividades físicas e recreativas, fazendo parceria com as educadoras e com a comunidade e proporcionando as crianças momentos de aprendizagem da forma que mais gostam, ou seja, lúdica.

Projeto Livros: “Contribuindo para o desenvolvimento da fala, da competência artística e para a formação de leitores”
Surgiu da inquietação da professora frente à curiosidade e desejo das crianças atendidas de manusear os livros após as contações de histórias, quando ficava o dilema: proteger os livros ou oferecê-los, correndo o risco de que sua inocente curiosidade as levasse a querer experimentar seu sabor ou textura, rasgando-os ou danificando-os de alguma forma?

Com o objetivo de estimular a fala, ampliar o repertório lingüístico das crianças, contribuir para o desenvolvimento de suas competências artísticas e permitir o contato com livros diversos, inserindo-as na cultura letrada, foi desenvolvido o “Projeto Livros” com as turmas do Berçário II da CEMEI José Marrara de São Carlos/SP, compostas, cada uma, por oito crianças de um a dois anos. O trabalho desenvolvido consistiu na leitura de histórias e na confecção de livros diversos sobre meios de transporte, animais, paisagens, arte e um livro da diversidade, que retratou a diversidade racial, cultural, de idade, gênero e necessidades especiais existentes em nosso país.

Alguns desses livros receberam texto escrito, outros não. Todos eles foram colocados à disposição das crianças para que explorassem e criassem formas de leitura para o material produzido, e ao término do projeto foi realizada uma exposição de livros na hora da saída, quando os pais foram convidados por seus filhos a apreciar o trabalho que havia sido feito coletivamente.

A participação das famílias na exposição foi mais um ponto positivo do projeto, pois possibilitou um rico momento de interação entre pais e filhos dentro da unidade escolar, valorizando a produção infantil e permitindo uma maior aproximação da escola com as famílias. Nesse projeto, o estímulo à fala e à leitura uniu-se à arte para propiciar um ambiente letrado em nossa unidade, contribuindo para a formação de leitores.

Uma visita muito especial: Histórias de uma princesa angolana
Com o intuito de amenizar atitudes preconceituosas e discriminatórias, a professora teve a preocupação de propiciar às crianças momentos privilegiados de reflexões e discussões referentes à diversidade, através de atividades lúdicas, visando conscientizar os alunos sobre a importância e riqueza que permeiam a nossa cultura e identidade, mediante o conhecimento da cultura africana, além de contribuir para a construção da auto-estima positiva de todas as crianças necessária para a melhoria das relações sociais.

O presente projeto foi aplicado com crianças da faixa etária de três e quatros anos e consiste em atividades desenvolvidas semanalmente, ou seja, a escola recebe a visita de uma boneca negra de nome Kalicia, que tem o intuito de apresentar às crianças aspectos da cultura africana, através da arte, literatura, danças, músicas, culinária, tradições, brinquedos e brincadeiras.

As atividades desenvolvidas foram as seguintes: histórias e contos africanos; representação das histórias contadas pela boneca através de desenhos, recorte e colagens; modelagens e pinturas; apresentação e localização do continente africano e especificamente o país de Angola (local de origem da boneca); exposição de fotos e imagens de paisagens, locais de lazer, arquitetura, moradias, recursos naturais, escolas, igrejas, comércio – do país de Angola.

A boneca também apresentou fotos de sua família; músicas e danças africanas; brincadeiras e confecção de brinquedos africanos; preparo de pratos típicos; visita ao Centro de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”; oficina com os pais abordando a temática; desenhos e filmes televisivos inspirados em contos africanos; comemoração do Dia das Crianças, a partir do calendário angolano – a escola mobilizou-se para o preparo de uma festa inspirada na literatura.

Através deste trabalho está sendo possível verificar mudanças de atitudes por parte das crianças, maior respeito às diferenças das pessoas, elevação da auto-estima de crianças negras, interação harmônica, envolvendo valores como cooperação, solidariedade, respeito e diálogo, além de uma parceria no relacionamento escola e comunidade.

(05/12/07)