» EXPOSIÇÃO DOS ALUNOS DO JCC RETRATA O SESQUICENTENÁRIO PDF Imprimir E-mail



Foi aberta na segunda, dia 3, no Shopping Iguatemi, a exposição com os trabalhos confeccionados pelos alunos do programa Jovens Construindo Cidadania (JCC), uma realização da Polícia Militar com apoio do Poder Judiciário por meio da Vara da Infância e Juventude e da Prefeitura. Os 31 desenhos que retratam os 150 anos de São Carlos foram selecionados nas próprias escolas.

A solenidade de abertura da exposição aconteceu em uma das salas de cinema do Shopping e contou com a presença do prefeito Newton Lima, do juiz da Vara da Infância e Juventude, João Baptista Galhardo Júnior, do capitão Samir Gardini, comandante da 1ª Cia. do 38º Batalhão da Polícia Militar do Interior, da secretária municipal de Infância e Juventude, Rosilene Mendes dos Santos, do coordenador do JCC em São Carlos, sargento Aguiar, dos monitores do programa, soldado Marcelo e cabo Patrick, e do gerente do Shopping Iguatemi, Aléssio Bergonzi, além de vários alunos das escolas integrantes do programa.

Para o juiz João Baptista, o JCC é um trabalho magnífico realizado pela Polícia Militar por meio de seus profissionais que nas horas vagas vão até as escolas públicas do município e multiplicam ações de cidadania. “Apoiamos esse trabalho porque forma líderes positivos nas comunidades para que o jovem não participe de ações negativas e possa conviver de forma melhor na nossa sociedade”.

“O JCC é uma grande iniciativa da Polícia Militar que contribui duplamente. Primeiro porque evita que os jovens entrem para o mundo das drogas e, quando necessário, ajuda a tirar esse jovem do mundo das drogas, e segundo porque nos ajuda a construir cidadania e faz com que esses adolescentes tenham consciência do que é uma sociedade de paz, de fraternidade e de solidariedade, e é por tudo isso que estabelecemos essa parceria e apoiamos o programa”, disse o prefeito. Newton disse ainda que é um privilégio como prefeito participar da abertura da exposição e também do julgamento dos trabalhos que retratam o Sesquicentenário de São Carlos.

O sargento Aguiar explicou que o JCC auxilia a direção da escola e os professores a melhorar as condições da disciplina escolar, propondo idéias, fazendo visitas que despertem entre os alunos a necessidade de mudança de alguns comportamentos inadequados. “Iniciamos o programa em 2000 e a cada ano conseguimos envolver mais jovens que participam de todas as atividades propostas. Hoje estamos expondo 31 desenhos que foram escolhidos entre mais de 100 feitos. Todos foram pesquisar para depois fazer o desenho, então temos uma variedade grande de formas e cores”, relatou.

Premiação
As autoridades presentes fizeram a escolha e selecionaram os três melhores trabalhos entre os 31 expostos. Os vencedores foram Alan Matheus Faria, da 8ª série da Escola Adail Malmegrin Gonçalves, com o desenho do Palacete Conde do Pinhal; Chantala Donato, da 7ª série da Escola Gabriel Félix do Amaral, com o desenho da Fazenda Pinhal; e Alex Calista Paulo, do 2º ano do Ensino Médio da Escola Orlando Perez, com o desenho da Catedral. Os três primeiros colocados receberam um aparelho de telefone celular de uma rede de hipermercados e uma medalha do Sesquicentenário do prefeito Newton Lima, que prometeu colocar os três desenhos na cápsula do tempo, a urna do bicentenário que terá a sua deposição no próximo dia 14 no novo Paço Municipal.

O coordenador do JCC, sargento Aguiar, e o juiz João Baptista Galhardo Júnior foram homenageados pelo município e também receberam do prefeito uma medalha do Sesquicentenário. A banda Nota Promissória, formada por meninas pré-adolescentes e adolescentes, fez um show de encerramento do evento. Os trabalhos ficam em exposição até esta quarta, dia 5, no Shopping Iguatemi. A partir de quinta, dia 6, eles ficarão expostos no saguão principal do Fórum de São Carlos (rua Conde do Pinhal).

(04/11/07)