» MULTICANTO E ORQUESTRA SINFÔNICA DE POÇOS DE CALDAS SE APRESENTAM NO DOMINGO PDF Imprimir E-mail



Acontece neste domingo, dia 2, a partir das 20h, no Espaço Cultural Salesianos (rua Padre Teixeira, Vila Nery, 3.649), a apresentação da “Missa de Coroação (C-dur)”, de Wolfgang Amadeus Mozart, pelo Coral Multicanto da Prefeitura, sob a regência da maestrina Luba Dodonova, acompanhado pela Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas, regida pelo maestro Agenor Ribeiro Neto. A promoção é da Prefeitura, por meio do Departamento de Artes e Cultura.

As Missas e as Matinas que Mozart escreveu durante sua estada em Salzburgo podem ser descritas como produção de seu “pão de cada dia”. Durante esse período ele trabalhou com o arcebispo da cidade como organista da corte e da igreja. Várias obras podem ser destacadas desse momento, época em que ele contava com apenas 23 anos, como “Vesperae de Domenica” (K.321); “Vesperae Solemnis de Confessore” (K.337) e a “Missa da Coroação” (K.317).

A Missa da Coroação foi composta em março de 1779. A origem e o sentido do título desta obra não foram inteiramente esclarecidos, mas a explicação mais provável é a da suposta cerimônia de coroação de uma imagem miraculosa da Virgem Maria, numa localidade próxima a Salzburgo, celebrada desde 1751. A Missa aqui, inteiramente musicada, se desenvolve como o “Ordinário da Missa” do qual são contidas as partes: Kyrie, Glória, Credo, Sanctus - Benedictus e Agnus Dei. O primeiro movimento é escrito em grego e os demais em latim.

Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas
A Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas foi fundada em 28 de julho de 1991 tendo como sua primeira presidenta Regina Maria Dias e o primeiro Maestro Sandro Gonçalves Francesquini. A orquestra interrompeu suas atividades em fevereiro de 2001 e só foi reativada em fevereiro de 2003 já com a eleição do atual presidente José Airton Nunes e como Maestro Titular Agenor Ribeiro Netto.

Os concertos realizados em Poços de Caldas, invariavelmente, têm casa cheia. Fora de Poços de Caldas, o sucesso repete-se: São João da Boa Vista, São Paulo, Mococa, Ouroeste, São José do Rio Pardo, Guarujá, Capão Bonito, Araras, Araçatuba, Fernandópolis, Lavras e o Parque Villa Lobos, em São Paulo. Em todos eles, o “bis” brotou naturalmente e nunca apenas um “bis”... sempre vários.

A versatilidade desta orquestra, que vai do clássico Mozart ao caipira João Pacífico, do erudito brasileiro Heitor Villa Lobos ao rei do baião, Luiz Gonzaga, que não só faz a música instrumental como também acompanha cantores (eruditos e populares), faz com que ela conduza a platéia ao universo pleno da música – do século XVII ao século XXI.

Somente em 2005, fora as 24 mil pessoas que assistiram a Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas, que acompanhou a cantora Elba Ramalho na festa UAI, a Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas em suas apresentações na cidade e em outras cidades atingiu um público de aproximadamente 19.000 pessoas. Somadas ao público da festa UAI, são 43.000 apenas em um ano.

(30/11/07)