» SÃO CARLOS SEDIA FÓRUM PAULISTA DA JUVENTUDE NEGRA PDF Imprimir E-mail

Em comemoração ao mês da Consciência Negra, que tem como tema “150 anos da População Negra em São Carlos”, a cidade vai sediar o Fórum Paulista da Juventude Negra, que começa nesta sexta, dia 30, e vai até domingo, dia 2, no Anfiteatro Bento Prado Jr., na UFSCar. Esse evento, uma parceria entre Prefeitura e Coletivo da Juventude Negra da Região Central, visa elaborar ações baseadas no documento Nacional da Juventude Negra, que foi concluído no fórum ocorrido neste ano na Bahia.

Cerca de 30 cidades estarão presentes para discutir o formato do fórum, como ele será implantado nos próximos anos – se em forma de entidade ou instituição – e também para falar da importância de estar se organizando como juventude negra e debater as diretrizes e ações políticas, definindo prioridades. “As prioridades da região central são as ações afirmativas, tanto no mercado de trabalho quanto na sociedade em geral, e uma campanha nacional sobre o genocídio da juventude brasileira, tratando inclusive do trabalho que é realizado na cidade pelo NAI, um projeto socioeducativo que serve de modelo no Brasil e até a vinda de uma unidade da Fundação Casa para São Carlos”, disse Anderson da Silva, membro do Coletivo da Região Central.

Lutas sociais
São Carlos foi escolhida para sediar o fórum por ter sido uma das últimas cidades a abolir a escravidão, motivo pelo qual ocorreram muitas lutas sociais e também por ter formado vários líderes negros. Outro motivo é que, desde 2005, existe uma Secretaria Municipal Especial de Infância e Juventude que trabalha com recorte étnico-racial em suas políticas, sendo esse um dos motivos para a cidade ser referência nacional e internacional na política de aplicação do Estatuto da Criança e Adolescente.

“Uma conquista do movimento negro são-carlense é o desenvolvimento de uma política de ações afirmativas na UFSCar de São Carlos, que esse será o primeiro ano na aplicação do vestibular. Também em São Carlos temos o Centro de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”, um local onde os negros podem se reunir e praticar atividades”, finaliza Anderson da Silva.

Programação:
- Sexta-feira, 30/11
19h – Inscrições
20h – Lançamento do livro e palestra com Carlos Moore e comentários de Latoya Guimarães e José Raimundo

- Sábado, 01/12
09h10 - Mesa de abertura
10h00 - Que fórum queremos
15h40 - Diretrizes e ações políticas
17h20 - Estrutura de organização e agenda
21h00 - Atividade cultural

- Domingo, 02/12
09h00 - Resoluções
14h00 - Lançamento do fórum estadual

(29/11/07)