» MUTIRÃO CIDADE LIMPA PDF Imprimir E-mail

Santa Felícia é o 1º bairro percorrido.





ATIVIDADES DO MUTIRÃO SEGUEM ATÉ MARÇO DE 2008

A Prefeitura iniciou no sábado, dia 24, no bairro Santa Felícia, região com aproximadamente 35 mil moradores, a 6ª edição do “Mutirão Cidade Limpa”, com a participação de todas as secretarias municipais, autarquias e fundações. Coordenado pelo vice-prefeito Emerson Leal e pelo secretário de Planejamento e Gestão João Pedrazzani, com partida da praça na avenida Bruno Ruggiero, diversos agentes de combate à dengue e funcionários da Prefeitura percorreram vários bairros adjacentes ao Santa Felícia, distribuindo folheto educativo com informações sobre combate e criadouros do mosquito da dengue.

Eles estavam acompanhados de equipes de apoio que identificaram e removeram das residências e terrenos objetos e utensílios que podem servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti,/i> ou acabam servindo potencialmente de abrigo e proliferação de outros vetores como rato, barata e escorpião. Somente no sábado foram retirados do Santa Felícia seis caminhões de entulho ou recipientes que podem se transformar em focos transmissores da dengue.

O comerciante Aparecido do Santos Vigióli classificou a ação da Prefeitura como positiva. “O trabalho tem que ser feito porque a dengue pode atingir qualquer um de nós, por isso, para continuar com esses poucos casos na cidade, a população também tem que compreender e ajudar nesse combate, promovendo um mutirão de limpeza dentro de casa”, disse.

O Mutirão Cidade Limpa será realizado no Santa Felícia até o próximo mês com ações articuladas de diversas secretarias municipais, promovendo corte de mato, sinalização de trânsito, tapa-buraco, limpeza de córregos e áreas públicas, notificação aos proprietários de imóveis particulares para limpeza de terrenos. Os próximos bairros a receber o mutirão serão o Santa Mônica e Jardim Botafogo.

Infra-estrutura
O mutirão deste ano vai contar com o apoio de 52 agentes de combate a endemias, mais 24 agentes de combate à dengue e uma infra-estrutura de quatro caminhões custeados pela Secretaria Municipal de Saúde. Até o mês de março de 2008, os agentes vão percorrer todos os bairros da cidade, realizando visita às residências para a retirada de recipientes que possam servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti, como medida preventiva à proximidade do verão (calor intenso) e o período das chuvas (janeiro a março), que colaboram para a proliferação do mosquito da dengue e de outros insetos. A incidência de mato alto, buracos no pavimento asfáltico e alagamentos também são maiores nesta época do ano, causando transtornos às famílias e grandes problemas de saúde pública.

O vice-prefeito Emerson Leal destacou a importância do mutirão ao lembrar que São Carlos teve menos casos autóctones quando comparado com várias cidades da região. “Rio Claro tem neste ano 1.291 casos, Ribeirão Preto 2.500, São José do Rio Preto 9.451 casos e São Carlos apenas 32. Mas, apesar da situação de controle, precisamos do apoio da população para que possamos passar pelo verão e período das chuvas sem aumento no número de casos da dengue em nossa cidade”, destacou. O secretário municipal de Saúde Arthur Pereira ressalta que cada um deve fazer a sua parte: “A Prefeitura vem cuidando da saúde das pessoas, mas as pessoas também têm que cuidar da sua saúde com medidas preventivas contra a dengue, e essa parceria será fundamental para deixarmos o mosquito fora de nossa cidade”.

Ação no CDHU
Dando seqüência ao cumprimento do Programa da Confederação das Mulheres, a Associação das Mulheres de São Carlos (Amusc) deu outro bom exemplo de combate à dengue: a realização ainda no sábado de uma campanha de orientação e prevenção da dengue com a distribuição de um jornal informativo aos moradores do conjunto residencial da CDHU, que reúne 5 condomínios e abriga cerca de 5 mil moradores. O evento reuniu a monitora de orientação das famílias no CDHU, Jocelma Aparecida dos Santos, a presidente da Amusc, Carmelita Campos, e a diretora da entidade Mirlene Simões Severo.

É importante lembrar que todo caso suspeito de dengue deve ser comunicado à Vigilância Epidemiológica de São Carlos, porque é a partir do caso suspeito que são desencadeadas as ações de controle e prevenção ao redor da casa e do local de trabalho do suspeito, impedindo que se instale um foco de transmissão da doença no município. É preciso também ficar atento aos sinais e sintomas da dengue, que são febre alta, dor e vermelhidão pelo corpo. Na presença desses sintomas é importante procurar orientação médica imediatamente. Os moradores que tiverem alguma dúvida podem entrar em contato com a VIGEP através do telefone 3307-7405.

(26/11/07)