» 150 ANOS: APRESENTAÇÃO DA OSB REÚNE CERCA DE 5 MIL PESSOAS PDF Imprimir E-mail



Em comemoração ao sesquicentenário de São Carlos, o prefeito Newton Lima e o vice-prefeito Emerson Leal estiveram presentes na inédita apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), que aconteceu no domingo, dia 18, no estacionamento do Shopping Iguatemi. A atração também contou com a execução de uma canção natalina para celebrar a chegada do Papai Noel, abrindo oficialmente os festejos do Natal 2007.

Com o apoio da Oi e da Bradesco Prime, os organizadores calcularam um público por volta de 5 mil pessoas. “Um evento desta magnitude coloca São Carlos em posição de destaque no cenário nacional, onde a Capital da Tecnologia se torna a difusora da cultura de alto padrão de qualidade”, observou o prefeito entregando uma medalha do sesquicentenário ao maestro Marcos Arakaki.

Durante os 66 anos de atividades ininterruptas, a OSB se consolidou como um verdadeiro patrimônio brasileiro, revelando talentos, recebendo estrelas internacionais e promovendo o acesso à música erudita em nosso país. Esta orquestra foi pioneira em diversos aspectos da música nacional: a primeira a realizar turnês, apresentações ao ar livre, concertos de formação de platéia e a excursionar pelo exterior nas melhores salas de espetáculos do mundo, estendendo seus horizontes institucionais, artísticos e sociais.

A principal missão dessa orquestra é assegurar um nível de excelência que garanta a manutenção e a ampliação de público, em todos os segmentos sociais. Em mais de 3.500 concertos realizados, os grandes momentos foram as apresentações no Central Park e no Lincoln Center em Nova York e a abertura do Rock in Rio III, em 2001.

Com o contingente de 90 músicos, a OSB já lançou alguns dos maiores nomes da música brasileira, como Nelson Freire e Antonio Meneses, recebendo os mais famosos solistas e regentes nacionais e estrangeiros. Em diferentes projetos, esta instituição preconiza a divulgação de compositores tradicionais e de vanguarda, dando prioridade para a formação de platéias e jovens músicos, com o compromisso da inclusão social.

Regência premiada
Arakaki é regente assistente da OSB e regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Mestre em regência pela Universidade de Massachusetts, vem se destacando no cenário nacional como um dos mais promissores regentes de sua geração. Em 2001, venceu o Concurso Nacional Eleazar de Carvalho, sendo premiado no ano de 2002, no VI Concurso Latino-Americano de Regência Orquestral e no I Concurso Latino-Americano para Regentes, em 2005. Arakaki também dirige importantes conjuntos sinfônicos brasileiros, além de orquestras na Argentina, Estados Unidos, República Tcheca e Ucrânia.

(19/11/07)