» ONG VIVA RIO VISITA SÃO CARLOS E CONHECE TRABALHO DO NAI PDF Imprimir E-mail


O representante da ONG Viva Rio e coordenador da Caravana Comunidade Segura, André Porto, esteve nesta quarta, dia 14, em São Carlos, ocasião na qual ministrou uma oficina na Secretaria Municipal Especial de Infância e Juventude “O impacto da violência sobre crianças e jovens”, tema da Caravana 2007. Participaram da reunião membros dos conselhos Tutelar, da Juventude, dos Direitos da Criança e do Adolescente, da sociedade civil e servidores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

A Caravana é uma realização da ONG (organização não-governamental) Viva Rio em parceria com instituições religiosas, não-governamentais e governamentais e tem como objetivo fortalecer e qualificar o engajamento, articulação e participação ativa das religiões e sociedade civil organizada na construção, com o poder público, de uma cultura de paz e de uma agenda viável de alternativas para crianças e jovens em situação de risco social ou já envolvidos em violência armada. A Caravana já passou por 12 capitais brasileiras e além de abordar os impactos da violência e das formas de prevenção também divulga exemplos positivos.

O coordenador da Caravana conheceu o trabalho da Prefeitura durante a reunião realizada em São Paulo no mês de setembro. Na ocasião, representantes da Secretaria Municipal de Infância e Juventude fizeram uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes e, inclusive, mostraram o trabalho do Núcleo de Atendimento Integrado – NAI e da Rede de Informação da Criança e do Adolescente – Recriad.

Ao final da apresentação, o representante da Viva Rio já solicitou um agendamento para vir conhecer pessoalmente os projetos de São Carlos. “Não poderíamos deixar de vir a São Carlos conhecer programas que, com certeza, servem de exemplo para todo o país. Como a nossa intenção é também divulgar grandes iniciativas, mesmo antes de encerrarmos as reuniões da caravana nas principais capitais, resolvemos vir a São Carlos", explicou André Porto.

Visita NAI
Durante o período da tarde, o representante da Viva Rio foi conhecer as dependências do NAI, ocasião na qual teve a oportunidade de assistir um DVD que mostra como o trabalho realizado pelo sistema e como essa parceria entre a Prefeitura, Estado e Judiciário local é possível. Ao final, André Porto conversou com os 5 adolescentes que estão custodiados no Núcleo, acompanhou uma oficina de cultura e conheceu os alojamentos.

“Sempre ouvi falar do trabalho do NAI de São Carlos, até porque é uma referência nacional indicada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Conanda e realmente de todas as unidades que visitamos em vários locais do Brasil essa é mais bem articulada, mais bem integrada. Com certeza na próxima edição da cartilha que elaboramos, juntamente com a caravana, esse trabalho, assim como a Recriad, já têm lugar garantido”, afirmou.

Para a secretária de Infância e Juventude, Rosilene Mendes dos Santos, é um orgulho poder receber pessoas de outros estados e mostrar o trabalho tanto do NAI como da secretaria. “Isso tudo mostra que o Governo Participativo sempre esteve no caminho certo, pois desde 2001 teve como uma das prioridades a criança e adolescente. Após 17 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, nossos jovens ainda são tratados por muitos políticos de forma desrespeitosa, mas isso não acontece em nosso município. Graças ao empenho dessa administração, viramos o jogo em São Carlos. Tratamos do nosso adolescente em sua própria cidade e ao lado da sua família, o que não acontece nas unidades da Fundação Casa (ex- Febem)”, concluiu.

(14/11/07)