» EM 7 ANOS, AUMENTOU EM 130% O NÚMERO DE SEMÁFOROS PDF Imprimir E-mail



Nos últimos dias, as equipes da Secretaria de Transporte, Trânsito e Vias Públicas puseram em funcionamento três novos semáforos na região central da cidade: um deles no cruzamento da Major José Inácio com a Episcopal, equipado com botoeira para pedestres; o segundo na rua Dona Alexandrina com a rua Padre Teixeira e um terceiro na rua XV de Novembro com a rua Visconde de Inhaúma.

Com esses três sobe para seis o número de semáforos instalados e ligados nas últimas semanas pela Prefeitura. Os outros três foram implantados recentemente: um na esquina das ruas Raimundo Corrêa com Dom Pedro II, na Vila Monteiro, e dois na Bruno Ruggiero: um defronte ao CEMEI Walter Blanco e outro no cruzamento da Bruno Ruggiero com a rua Joaquim Augusto Ribeiro de Souza.

“Até o fim da próxima semana vamos pôr em funcionamento outros três semáforos que já estão instalados: na Carlos Botelho com a Visconde de Inhaúma, na XV de Novembro com a D. Pedro e XV de Novembro com a rua José Bonifácio. Nos próximos dias também vamos instalar um novo semáforo na avenida São Carlos com a Capitão Alberto Mendes Júnior e na Carlos Botelho com Rui Barbosa”, adiantou o diretor do Departamento de Trânsito, Osni Frani da Silva.

O secretário da pasta, Ricardo Meirelles, ressalta que os semáforos instalados na região central cobrem pontos críticos, que representam riscos de acidentes. “Podemos citar como exemplo o cruzamento da rua Major José Inácio com São Joaquim. Antes da implantação do semáforo, acontecia em média um acidente por semana. Desde que instalamos o semáforo, há um ano, aconteceu apenas um acidente”, disse.

O semáforo do cruzamento da Episcopal com a rua Major José Inácio já dispõe da botoeira e até o fim do ano será instalado o aviso sonoro neste e também em diversos semáforos da região central: av. São Carlos com a rua Conde do Pinhal, Alexandrina com a Conde do Pinhal, Major José Inácio com a av. São Carlos, Major José Inácio com a rua Dona Alexandrina, Jesuíno de Arruda com a av. São Carlos, Geminiano Costa com a av. São Carlos, General Osório com av. São Carlos, Episcopal com Comendador Alfredo Maffei, Episcopal com Gal. Osório.

Com a implantação dos novos semáforos, São Carlos chega ao fim de 2007 com 65 cruzamentos semaforizados, ou seja, 130% a mais que em 2000, quando a cidade tinha apenas 28 cruzamentos com semáforos. “Infelizmente as administrações anteriores à nossa pareciam não se preocupar com o trânsito da cidade. Mas estamos mudando isso. O governo do presidente Lula tem nos apoiado de maneira incondicional. Os semáforos que estamos implantando são fruto da parceria com o governo federal que nos repassou cerca de R$ 230 mil em recursos por meio do Ministério das Cidades”, enfatizou o prefeito Newton Lima, ressaltando que os semáforos e a revitalização da sinalização horizontal e vertical, que também está sendo feita pela Secretaria de Transporte e Trânsito, são instrumentos que fazem parte da política de segurança no trânsito que a Prefeitura tem implantado em toda a cidade.

Semáforos sincronizados
A Prefeitura contratou uma empresa de engenharia de tráfego especializada na coordenação e na montagem de redes semafóricas, para montar uma rede que vai permitir a otimização dos semáforos existentes de forma que o tempo de espera em todos eles, antigos e novos, seja minimizado. Com isso, a preocupação de que os semáforos poderiam trazer atraso ao deslocamento não vai acontecer uma vez que, paralelo à implantação dos semáforos, já está sendo trabalhado o sincronismo deles.

(14/11/07)