» HOMENAGEM A TODOS OS POVOS PDF Imprimir E-mail

Começa nesta quarta, no Pavilhão São Carlos Exposhow, a “Festa das Nações – São Carlos de todos os povos”, que presta uma homenagem às diversas comunidades que contribuíram para o desenvolvimento da cidade: afro-descendente, árabe, portuguesa, japonesa, italiana, alemã, além dos brasileiros de todo o país que se radicaram na cidade. Até o próximo domingo, o público poderá conferir o melhor da cultura e da culinária típica dessas nações. A programação inclui shows do cantor Nando Reis, do Grupo Monobloco e do músico Mazinho Quevedo.

Pavilhão São Carlos Exposhow.Nando Reis.Monobloco Show.
FESTA DAS NAÇÕES COMEÇA ÀS 18 HORAS NO PAVILHÃO EXPO SHOW

A “Festa das Nações: São Carlos de todos os povos” começa às 18h desta quarta, dia 14, no Pavilhão São Carlos Exposhow, recinto municipal de eventos situado próximo ao Sesi e ao CDHU. A entrada é franca. De sexta a domingo, sem parar, das 11h às 18h, funcionará um minicirco com malabaristas e palhaços enquanto outra trupe fará animação, pintura facial, cantinho das artes e atividades para divertir a criançada.

Ao lado de brinquedos infantis, de barracas com pratos típicos de várias etnias, de artesanato e de vinho, haverá uma praça de alimentação especial com seis restaurantes de comida típica: alemã (Berna), Tenda do bacalhau (Paulo Piccolli do Spazio 203), árabe (Dona Esmeralda Maluf), japonesa (Sushi-Ya-San), italiana (Empório das Massas) e brasileira (com a baiana Juranice).

Serão perto de trinta atrações culturais nos cinco dias da festa, que faz parte das comemorações do sesquicentenário são-carlense organizadas pela Prefeitura em parceria com a Associação São Carlos Presente e Futuro, homenageando agora, em conjunto, os povos que contribuíram para formar e desenvolver a cidade.

A festa das nações começou em novembro do ano passado com o tributo à contribuição dos afro-descendentes e, em 2007, homenageou também as comunidades de origem árabe, portuguesa, japonesa, italiana e alemã, além dos brasileiros de todo o país que aqui se radicaram.

O primeiro show será às 20h desta quarta, a cargo da Orquestra Popular do Recife, regida pelo maestro Ademir Araújo, um dos mais respeitados compositores e arranjadores nordestinos. A orquestra toca diversos ritmos, como maracatu, coco, ciranda, reisado e caboclinho, mas é ao interpretar os vários estilos de frevo, em especial o frevo-de-rua (frevo instrumental), que encanta o público pelo seu virtuosismo, afinação e potência de seus metais.

Feriado
Na quinta, feriado da Proclamação da República, a primeira atração do dia, às 11h, é de dança árabe, com o grupo Shamsa. Ao meio-dia, a dupla Jamil e Toninho canta música sertaneja raiz. Às 13h é a vez do chorinho, com o grupo Cochichando Alto, e às 14h começa a apresentação da banda Blues The Ville. Às 16h começa a exibição do grupo Os Inimitáveis, com músicas dos anos 60, e às 17h Larissa e Matheus interpretam MPB.

O grande show do feriado será às 20h com Nando Reis, cantor e violonista tido como um dos maiores compositores de sua geração. Ele foi baixista da banda de rock Titãs, com a qual emplacou vários sucessos, e hoje segue em carreira solo, acompanhado pela banda Os Infernais.

Na sexta, dia 16, as atrações culturais começam à tarde com a apresentação do cantor Rivas, interpretando sucessos sertanejos e algumas canções clássicas italianas, seguida do espetáculo do grupo Sheila Lima Banda Show, que além de seu repertório vibrante cantará sucessos italianos. No fim da tarde, será a vez da Orquestra de Viola.

O grande espetáculo do dia acontece às 20h com o grupo carioca Monobloco Show, criado a partir das oficinas de percussão ministradas por Pedro Luís e A Parede a partir do ano de 2000, hoje uma referência do carnaval de rua, resgatando clássicos da cultura carnavalesca nacional e incorporando outros gêneros musicais brasileiros ao instrumental do samba.

Composto por cerca de 20 ritmistas, o repertório inclui, além de sambas e marchas tradicionais, clássicos de Tim Maia, Benjor, Nação Zumbi, Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Gilberto Gil e muitos outros nomes na música brasileira. Seus shows são verdadeiros bailes que têm feito a alegria das mais variadas platéias em diversas cidades do Brasil.

Final de semana
No sábado, do meio-dia às 14h haverá apresentações de quatro diferentes grupos de dança árabe – Yala Bina, Zel Celestial, Shamsa e Dona Marísia –, seguidas de uma aula aberta de capoeira ministrada por mestre Taroba. Às 15h30 começam as exibições dos grupos Kodomo No Kai, Tomo No Kai, Ballet Ativa e Projeto Dançar. O espetáculo do Wadaiko Sho, um dos mais importantes grupos paulistanos de taikô (tambor japonês), será às 17h e o principal show do dia será às 20h com o violeiro Mazinho Quevedo, que já gravou vários cds e especializou-se em trilhas sonoras para o programa "Terra da Gente" e outros especiais da EPTV.

No domingo as atrações começam às 11h com a apresentação da Orquestra e Coral Ebenézer, da Igreja Assembléia de Deus Ministério Madureira, com 40 músicos e 20 vozes. Ao meio-dia, Ângelo Show, e às 13h tem forró com o Trio Mandacaru. Às 14 h, dança e coral com o Circolo Ítalo-Brasileiro de Araraquara, às 15h, a Escola Livre de Música de São Carlos e às 16h, a Banda Marcial Faber-Castell. O show de encerramento da “Festa das Nações: São Carlos de todos os povos” será feito pelo famoso grupo Raíces de América, formado por músicos argentinos, chilenos e brasileiros.

(14/11/07)