» PLANTIO DE ÁRVORES LEMBRA A PRESENÇA DO NEGRO NO BRASIL PDF Imprimir E-mail



Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e apoio da Seção de Combate ao Racismo da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia da Prefeitura fizeram, na manhã desta quarta, dia 14, o plantio de oito árvores que lembram a presença dos negros no Brasil.

Exemplares de palmeiras catolés, camélias e tamarindeiros passam a dar um colorido todo especial com o plantio de oito árvores na esquina das ruas Dona Alexandrina e Treze de Maio, onde está instalado o Centro de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”. Várias crianças caracterizadas deram a sua contribuição para a preservação do meio ambiente e das tradições do povo afro-descendente.

Segundo o diretor de Política Ambiental, Paulo Mancini, cada árvore tem um significado importante para o negro. “As palmeiras catolés deram origem ao nome do Quilombo dos Palmares, e as camélias são o símbolo do abolicionismo. Quem defendia a abolição dos escravos, por exemplo, costumava usar uma camélia no terno. Elas florescem em maio, mês em que houve a abolição dos escravos no final do século 19. Ela é a “flor de maio”, daí a origem ao nome de um clube de São Carlos. Já os tamarindeiros são de origem africana, por isso resolvemos fazer mais essa homenagem à presença dos negros”, esclareceu.

Comemorações
Tanto a Seção de Combate ao Racismo como o Conselho Municipal da Comunidade Negra realizam várias atividades em comemoração ao mês da Consciência Negra, que tem como tema “150 Anos da População Negra de São Carlos”. Celebra-se o mês da Consciência Negra em novembro em memória ao grande herói “Zumbi dos Palmares”, que morreu em 20 de novembro de 1695, e a programação busca reforçar a importância que os negros tiveram na formação do Brasil.

“O que nós queremos é comemorar o dia 20 de novembro lembrando a luta de Zumbi e a resistência do Quilombo dos Palmares, valorizando a luta pela resistência, pela liberdade, da qual Zumbi é a principal figura”, disse o chefe da Seção de Combate ao Racismo, Paulo Ramos. Segundo Paulo, esse é um mês importante porque faz uma contraposição ao dia 13 de maio, que festeja a Abolição da Escravidão, pois para os movimentos negros não houve essa abolição. Hoje, no dia 13 de maio é comemorado o Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo.

As comemorações da Consciência Negra continuam nesta quinta, dia 15, com o Campeonato da Comunidade Negra e a Festa Afro-descendentes, que estão previstos para começar às 8h, no Zuzão. No sábado, dia 17, às 14h, haverá aulas de capoeira no Pavilhão Exposhow, durante a Festa das Nações “São Carlos de Todos os Povos”. Segunda, dia 19, haverá a abertura da Semana da Consciência Negra, às 19h, nas universidades de São Paulo (USP) e Federal de São Carlos (UFSCar).

Confira mais da programação do mês da Consciência Negra:
20/11 às 20h30 - Comemoração do primeiro ano de funcionamento do Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”, com a abertura das exposições “Nossas Raízes”, de Maria Domingas Gonçalves, e “Mulheres do Togo”, de Júlia Kater
Local: Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”

23/11 às 19h30 - Palestra: Sociedade e Cultura de São Tomé e Príncipe
Local: Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”

25/11 das 10 às 22h - I Sanca Hip Hop “Vida-Arte-Cultura”
Batalha de Break, Grafite, Música, Bboys, Show do GOG
Local: Complexo Esportivo do Santa Felícia

26/11 às 20h – Homenagem ao Negro Felício
Local: Câmara Municipal

30/11 às 19h – Fórum Estadual de Juventude Negra
Local: UFSCar

30/11 às 19h – Entrega do Prêmio Zumbi
Local: Flor de Maio

01/12 às 9h Abertura do Fórum Estadual de Juventude Negra
Local: UFSCar

02/12 às 9h Fórum Estadual de Juventude Negra
Local: UFSCar

(14/11/07)